Avaliação do medo de cair e da velocidade da marcha em idosos residentes em uma instituição de longa permanência: relato de experiência

Autores

  • Gláucia Cópio Vieira Hospital Universitário de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-3089-3968
  • Gabriela Valentim Cardoso Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-degenerativas, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), Brasil
  • Ariane Aparecida Almeida Barros Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-degenerativas, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), Brasil
  • Ana Caroline Muzi Cunha Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACFISIO-UFJF), Brasil
  • Ana Carolina Machado Delgado Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-degenerativas, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25920

Palavras-chave:

Medo, Marcha, Idoso, Acidentes por Quedas

Resumo

Introdução: Alguns instrumentos foram desenvolvidos para mensurar o medo de quedas, sendo a Falls Efficacy Scale International (FES-I) o mais conhecido e utilizado. O teste de velocidade da marcha também tem sido bastante utilizado nesse contexto visto que permite reconhecer alterações na marcha e déficits de equilíbrio que estão intimamente ligados ao medo de cair e ao risco de quedas. Objetivo: discutir como o uso de instrumentos de avaliação simples e de baixo custo podem contribuir para verificação do medo de cair e do risco de quedas em idosos institucionalizados. Relato de Experiência: A experiência é fruto do Projeto de Ação Voluntária desenvolvido como parte do evento “EBSERH Solidária” promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Lar de Idosos “Santa Luiza de Marillac”, beneficiado pela ação, é uma instituição de longa permanência localizada no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Durante a ação, a equipe de Fisioterapia avaliou o histórico de quedas no último ano e fatores associados e o medo de cair por meio do questionário FES-I. Foi realizado também o teste de velocidade da marcha para verificar a mobilidade dos idosos e o risco para quedas. Metade dos idosos avaliados referiu ter sofrido pelo menos uma queda no último ano. Pelos escores finais do questionário FES-I (29±8,3 pontos) foi possível perceber que os idosos mostravam-se muito preocupados com a possibilidade de cair. No teste de velocidade da marcha os idosos obtiveram escores intermediários (0,71 ± 0,23 m/s). Após as avaliações os fisioterapeutas orientaram os pacientes conforme as suas necessidades individuais e cada idoso recebeu uma cartilha com orientações específicas para prevenção de quedas. Conclusão: Ações como a mencionada neste trabalho se tornam importantes na identificação do risco de quedas em idosos institucionalizados, podendo assim contribuir para elaboração de estratégias e condutas que visem minimizar a ocorrência deste evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Cópio Vieira, Hospital Universitário de Juiz de Fora

Fisioterapeuta do Hospital Universitário de Juiz de Fora/ Ebserh. Pós Graduada em Fisioterapia Pneumofuncional e Saúde Coletiva. Pós Graduanda em Preceptoria em Saúde .

Atua em Fisioterapia Geriátrica no Setor de Reabilitação do HU UFJF, profissional do Ambulatório Multiprofissional de Geriatria do HU UFJF, Preceptora dos alunos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora e Preceptora do Ambulatório Multiprofissional de Dor do HU UFJF.

Possui experiência de 17 anos no atendimento de portadores de HIV/AIDS e em Instituições de Longa Permanência na cidade de Volta Redonda.

 

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047 [citado em 20 fev 2019]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP. Envelhecimento populacional: demandas e possibilidades na área de saúde [citado em 20 fev 2019]. Disponível em: http://www.abep.org.br

Abreu DROM, Novaes ES, Oliveira RR, Mathias TAF, Marcon SS. Internação e mortalidade por quedas em idosos no Brasil: análise de tendência. Cien Saude Colet. 2018; 23(4):1131-41.

Alves RL, Silva CFM, Pimentel LN, Costa IA, Souza ACS, Coelho LAF. Avaliação dos fatores de risco que contribuem para queda em idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2017; 20(1):59-69.

World Health Organization – WHO. WHO global report on falls prevention in older age [citado em 20 fev 2019]. Disponível em: https://www.who.int

Lojudice DC, Laprega MR, Rodrigues RAP, Júnior ALR. Quedas de idosos institucionalizados: ocorrência e fatores associados. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2010; 13(3):403-12.

Malini FM, Lopes CS, Lourenço RA. Medo de quedas em idosos: uma revisão da literatura. Rev HUPE. 2014; 13(2):38-44.

Camargos FFO, Dias RC, Dias JMD, Freire MTF. Adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas da Falls Efficacy Scale-International em idosos brasileiros (FES-I-BRASIL). Rev Bras Fisioter. 2010; 14(3):237-43.

Bandura A, Nancy EA, Beyer J. Cognitive processes mediating behavioral change. J Pers Soc Psychol. 1977; 35(3):125-39.

Kirkwood RN, Moreira BS, Vallone MLDC, Mingoti AS, Dias RC, Sampaio RF. Step length appears to be astrong discriminant gait parameter for elderly females highly concerned about falls: a cross-sectional observational study. Physiotherapy. 2011; 97(2):126-31.

Martinez BP, Batista AKMS, Ramos IR, Dantas JC, Gomes IB, Forgiarini Jr LA, et al . Viabilidade do teste de velocidade de marcha em idosos hospitalizados. J Bras Pneumol. 2016; 42(3):196-202.

Moreira MA, Oliveira BS, Moura KQ, Tapajós DM, Maciel ACC. A velocidade da marcha pode identificar idosos com medo de cair? Rev Bras Geriatr Gerontol. 2013; 16(1):71-80.

Siqueira FV, Facchini LA, Piccini RX, Tomasi E, Thumé E, Silveira DS, et al. Prevalência de quedas em idosos e fatores associados. Rev Saúde Pública. 2007; 41(5):749-56.

Gasparotto LPR, Falsarella GR, Coimbra AMV. As quedas no cenário da velhice: conceitos básicos e atualidades da pesquisa em saúde. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2014; 17(1):201-9.

Rezende, A, Silva, I, Cardoso, F. e Beresford, H. Medo do idoso em sofrer quedas recorrentes: a marcha como fator determinante da independência funcional. Acta Fisiatr. 2010; 17(3):117-21.

Candido LM, Albino S, Avelar NCP, Danielewicz AL. A velocidade da marcha e o medo de sofrer quedas estão alterados em idosos caidores? In: Anais do II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano; Curitiba; 2018.

Karuka AH, Silva JAMG, Navega MT. Análise da concordância entre instrumentos de avaliação do equilíbrio corporal em idosos. Rev Bras Fisioter. 2011; 15(6):460-6.

Bez LPO, NERI AL. Velocidade da marcha, força de preensão e saúde percebida em idosos: dados da rede FIBRA Campinas, São Paulo, Brasil. Rev Cien Saude Colet. 2014; 19(8):3343-53.

Odasso M, Schapira M, Soriano ER, Varela M, Kaplan R, Camera LA, Mayorga LM. Gait velocity as a single predictor of adverse events in healthy seniors aged 75 year and older. J Gerontology A Biol Sci Med Sci. 2005; 60(10):1304-9.

Soares IGE, Rech V. Prevalência de quedas em idosos institucionalizados no Brasil: uma revisão integrativa. Rev Kairós. 2015; 18(4):47-61.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-07

Como Citar

1.
Vieira GC, Valentim Cardoso G, Aparecida Almeida Barros A, Caroline Muzi Cunha A, Machado Delgado AC. Avaliação do medo de cair e da velocidade da marcha em idosos residentes em uma instituição de longa permanência: relato de experiência . HU Rev [Internet]. 7º de novembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];45(2):227-30. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/25920

Edição

Seção

Relato de Experiência