Assistência religiosa-espiritual hospitalar: os “porquês” e os “comos”

Aplicações práticas

Autores

  • Marcelo Saad Associação Médico-Espírita de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-5624-7609
  • Roberta de Medeiros Centro Universitário São Camilo – S. Paulo (SP), Brasil
  • Mario Fernando Prieto Peres Hospital Israelita Albert Einstein, e Instituto de Psiquiatria HCFMUSP – S. Paulo (SP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.16964

Palavras-chave:

Assistência Religiosa, Serviço Religioso no Hospital, Religião e Medicina, Espiritualidade, Humanismo

Resumo

A relação entre religiosidade-espiritualidade e a saúde física e mental adquire uma importância maior para pacientes internados em um hospital. Assim, os serviços de internação devem investir em ações que possam apoiar os recursos religiosos-espirituais e buscar formas para atender estas necessidades especiais. A assistência religiosa-espiritual hospitalar (AREH) se refere à atenção profissional aos mundos espirituais e religiosos subjetivos dos pacientes, mundos compostos de percepções, suposições, sentimentos e crenças sobre a relação do sagrado com sua doença, hospitalização e recuperação ou possível morte. Há pelo menos cinco razões para que uma instituição invista em um programa de AREH: 1. o bem-estar religioso-espiritual é mais prioritário durante uma internação; 2. a apreciação religiosa-espiritual é um padrão para a acreditação hospitalar; 3. pode desfazer mal-entendidos religiosos-espirituais que afetariam o tratamento; 4. os pacientes querem uma perspectiva religiosa-espiritual da instituição; e 5. os custos poderiam ser reduzidos com apoio religioso-espiritual. As formas de se oferecer AREH podem ser de modo individual ou coletivo; pode ser focado em uma denominação religiosa específica ou ser multifé. O apoio em um nível básico pode ser da alçada dos profissionais de saúde e, em um nível crescente de especialização, pode ser oferecido por um voluntário treinado, por um ministro religioso da comunidade ou por um capelão hospitalar. O público-alvo da AREH inclui não apenas o paciente internado, mas também seus familiares, seus cuidadores e os profissionais de saúde. Apesar da existência de leis que garantam o acesso do interno ao apoio religioso, o Brasil não possui regulamentação para a profissionalização desta atividade. O presente artigo explora todos os conceitos anteriores e descreve o que se espera de um programa de AREH.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-18

Como Citar

1.
Saad M, de Medeiros R, Peres MFP. Assistência religiosa-espiritual hospitalar: os “porquês” e os “comos”: Aplicações práticas. HU Rev [Internet]. 18º de fevereiro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];44(4):499-505. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/16964

Edição

Seção

Artigos de Revisão da Literatura