Conhecimento sobre as fases da vida: relação do profissional de saúde com os diferentes perfis de pacientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2025.v28.46799

Palavras-chave:

Fases do Ciclo de Vida, Profissionais da Saúde, Educação Permanente, Desenvolvimento Humano

Resumo

A proposta central é promover uma compreensão aprofundada das fases do desenvolvimento humano, destacando sua importância tanto no contexto acadêmico quanto na prática profissional, especialmente na área da saúde. Ao explorar novas metodologias educacionais, o estudo busca facilitar o entendimento das transformações físicas, emocionais e sociais que ocorrem ao longo da vida. Esse conhecimento é essencial para que os profissionais de saúde possam adaptar suas condutas e estratégias de cuidado conforme as necessidades específicas de cada fase do ciclo vital. O objetivo deste estudo é analisar a evolução da compreensão dos participantes sobre as fases do desenvolvimento humano ao longo de encontros educativos, investigando a relação entre a participação nas atividades e a aquisição de conhecimento. Também avaliou a efetividade das questões propostas, destacando as fases que apresentaram maior variação nas respostas. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa e descritiva, tendo como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde. A análise dos dados utilizou os testes de Wilcoxon, Qui-quadrado e McNemar, com nível de significância estabelecido em < 0,05. Os dados coletados indicaram uma clara melhora na aquisição de conhecimento, principalmente com relação às fases jovem adulto e terceira idade. Isso ressalta a conexão entre os estágios da vida e os cuidados com a saúde, enfatizando a importância de metodologias lúdicas na formação de profissionais de saúde. Além disso, os achados incentivam estudos adicionais que explorem o desenvolvimento humano ao longo dos estágios da vida e promovam práticas humanizadas em diversos contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Caio Vinicius Soares da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando em Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA) . CV: http://lattes.cnpq.br/0903610070506432

Gabriele Lima de Lucena, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). CV: http://lattes.cnpq.br/9800759631345756

Dalberto Lucianelli-Junior, Universidade de Uberaba (UniUbe)

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e mestre em Saúde na Amazonia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduando em Medicina na Universidade de Uberaba (UniUbe). CV: http://lattes.cnpq.br/8681307207333784

Maria do Carmo Faria Paes, Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen University, Aachen, Germany

Graduada em Ciências Biológicas, mestra e doutora em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP); com pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). CV: http://lattes.cnpq.br/9058092521145841

Rodrigo Silveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), mestre em Ciências da Atividade Física e doutor em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). CV: http://lattes.cnpq.br/5887502664426036

Fernanda Nogueira Valentin, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Química Produção Industrial (superior - tecnologia) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca (UNIFRAN), mestra e doutora em  Aquicultura  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); com pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA). CV: http://lattes.cnpq.br/5323991664296959

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Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

Artigos Originais