Conhecimento sobre as fases da vida: relação do profissional de saúde com os diferentes perfis de pacientes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2025.v28.46799Palavras-chave:
Fases do Ciclo de Vida, Profissionais da Saúde, Educação Permanente, Desenvolvimento HumanoResumo
A proposta central é promover uma compreensão aprofundada das fases do desenvolvimento humano, destacando sua importância tanto no contexto acadêmico quanto na prática profissional, especialmente na área da saúde. Ao explorar novas metodologias educacionais, o estudo busca facilitar o entendimento das transformações físicas, emocionais e sociais que ocorrem ao longo da vida. Esse conhecimento é essencial para que os profissionais de saúde possam adaptar suas condutas e estratégias de cuidado conforme as necessidades específicas de cada fase do ciclo vital. O objetivo deste estudo é analisar a evolução da compreensão dos participantes sobre as fases do desenvolvimento humano ao longo de encontros educativos, investigando a relação entre a participação nas atividades e a aquisição de conhecimento. Também avaliou a efetividade das questões propostas, destacando as fases que apresentaram maior variação nas respostas. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa e descritiva, tendo como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde. A análise dos dados utilizou os testes de Wilcoxon, Qui-quadrado e McNemar, com nível de significância estabelecido em < 0,05. Os dados coletados indicaram uma clara melhora na aquisição de conhecimento, principalmente com relação às fases jovem adulto e terceira idade. Isso ressalta a conexão entre os estágios da vida e os cuidados com a saúde, enfatizando a importância de metodologias lúdicas na formação de profissionais de saúde. Além disso, os achados incentivam estudos adicionais que explorem o desenvolvimento humano ao longo dos estágios da vida e promovam práticas humanizadas em diversos contextos educacionais.


