Estratégias utilizadas no atendimento humanizado à pessoa surda na Atenção Primária à Saúde: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.44073Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Surdez, Pessoas com Deficiência AuditivaResumo
A surdez é uma entre as inúmeras deficiências na população brasileira. Para atender à pessoa surda, é necessário entender suas necessidades com visão holística. Ao estabelecer a comunicação, é importante destacar que esta não é uma via de mão única e que somente a compreensão não é o ideal para suprir as necessidades de maneira acolhedora. Assim, este estudo objetivou identificar na literatura científica as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde para o atendimento humanizado à população surda. Trata-se de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SciELO em outubro de 2023, que incluiu estudos publicados nos anos de 2013 a 2023. Foram incluídos no estudo cinco artigos que preencheram os critérios de inclusão. Todos os achados descrevem estudos brasileiros, dos quais um é da base de dados LILACS, um, da BDENF, e três, da MEDLINE. As principais estratégias mencionadas foram a criação de um ambiente virtual para comunicação, a utilização de intérpretes/familiares e o uso de gestos e mímicas. O presente estudo contribuiu para evidenciar que estratégias durante o atendimento humanizado ao paciente surdo na Atenção Primária à Saúde é uma temática pouca abordada, pouco discutida e vista como um desafio no atendimento a esses usuários.