Rezadeira, educação popular e promoção da saúde: uma experiência no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.41441Palavras-chave:
Cura pela Fé, Promoção da Saúde, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Neste estudo, aborda-se a atuação de rezadeiras que adotam a educação popular como fundamento de sua prática em uma comunidade vulnerável com base na orientação metodológica de Holliday. Trata-se de um relato de experiência, de natureza qualitativa, que descreve as práticas populares de saúde, durante o mês de outubro de 2022. Os dados coletados resultam da observação direta e de diálogos durante visitas realizadas em um espaço de práticas populares de uma comunidade no município do Nordeste brasileiro, onde a rezadeira exerce suas ações de cuidado. Em face, os resultados são debatidos os caminhos para conhecer a educadora popular, o território, as práticas de cuidado e seus impactos na melhoria das condições de saúde, ancoradas em marcos teóricos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS) e Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), com contribuições teóricas baseadas na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Em vista disso, a experiência permitiu um espaço de reflexão-crítica, diálogo com a educadora popular, e, sobretudo, um processo de compreensão do papel social das rezadeiras em uma comunidade vulnerável, como uma agente promotora de saúde, rompendo modelos hegemônicos de formação na saúde e de produção do cuidado.