Educação popular em saúde bucal e integração ensino-serviço-comunidade no contexto da Atenção Primária à Saúde: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.40205

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Educação em Odontologia, Educação da População, Extensão Comunitária

Resumo

A prática predominantemente individual, curativa e de caráter liberal alicerçou, por muitos anos, a Odontologia, afastando-se de aspectos fundamentais de promoção da saúde e do atendimento humanizado. Nesta perspectiva, no cotidiano dos serviços em saúde bucal, ainda é possível perceber abordagens e ações fragmentadas, que prejudicam a prática de humanização e integralização do SUS e o processo de Educação Popular em Saúde. Dessa forma, a promoção da saúde evidenciada pela educação em saúde se torna uma ferramenta essencial, a qual promove a integração do ensino-serviço-comunidade. O objetivo do estudo é descrever um relato de experiência de graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvido por meio de ações de educação em saúde bucal para a população infantil e seus respectivos cuidadores assistidos pela Atenção Primária à Saúde do município de Juiz de Fora, com base nos preceitos de Educação Popular em Saúde, no período de março a setembro de 2022. Além disso, busca realizar uma reflexão crítica sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade. Para isso, foi elaborado um cronograma de visitas, seguido pelo planejamento das ações e o desenvolvimento das atividades educativas em saúde bucal, que incluíram estudos prévios do território, capacitação de funcionárias, além de palestras, atividades, jogos, teatros e cartilhas educativas sobre saúde bucal, utilizando-se de linguagem adequada de acordo com a população-alvo. Conclui-se que a integração ensino-serviço-comunidade representa uma estratégia relevante, ao articular a formação profissional e o serviço de atenção à saúde ofertado no SUS. Além disso, ações de educação em saúde em consonância com os ideais de humanização do SUS favorecem a autonomia dos indivíduos, de modo que devem ser estimuladas.

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Biografia do Autor

Luiz Miguel Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrando em Estomatopatologia na Universidade Estadual de Campinas (FOP - Unicamp). CV: http://lattes.cnpq.br/1115302883212098

Beatriz Calzavara Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/2125582754648360

Maria Fernanda Lamim Fuhrmann, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/8245241358021218

Rayane Norberto Tavares, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/1674721643071825

Rebeca Ferreira Elerati, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/7225335629874272

Robert Wilson da Silva Tostes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/8396860708568277

Sabrina Aparecida de Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/8197844089744582

Rafaela de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Odontologia e mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV: http://lattes.cnpq.br/5430098249469643

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Publicado

2024-02-27

Edição

Seção

Relatos de Experiência