O uso das ferramentas de Abordagem Familiar no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.37727Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Dinâmica Familiar, Atenção Primária à Saúde, TDAH, Análise do ComportamentoResumo
A ESF se apresenta como ferramenta primária de cuidado à saúde no SUS, uma vez que atua no lócus central da sociedade: a família. O TDAH tem um grande impacto sobre a dinâmica e bem-estar da família, por isso as ferramentas de abordagem familiar se tornam especialmente úteis no tratamento deste transtorno na APS. Com o uso delas foi possível compreender os processos de adoecimento da família e elaborar planos terapêuticos para resolvê-los. Desta forma, esta pesquisa objetiva demonstrar o uso das ferramentas de abordagem familiar e da Análise do Comportamento no tratamento de TDAH de um paciente da Equipe de Saúde da Família Dália, no município de Montes Claros - MG. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso de família de corte transversal. Os instrumentos de abordagem familiar utilizados foram: Genograma, Ecomapa, F.I.R.O., PRACTICE e Ciclo Vital. A família em escolhida para este estudo apresentava um conflito central entre as duas cuidadoras de Lírio (diagnosticado com TDAH), que atrapalhava o tratamento deste e era perpassado por angústias não faladas. A pesquisa demonstrou como intervenções na dinâmica familiar podem produzir efeitos positivos no tratamento de crianças com TDAH. Além de explicitar como a conferência familiar pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar familiares com estratégias de estimulação, dentro do contexto do SUS. Por meio da abordagem familiar, foi possível identificar os problemas de organização funcional presentes na família e fazer modificações em sua rotina que apresentaram resultados positivos.