Construção e validação de material educativo para promoção da alimentação complementar infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.35425Palavras-chave:
Saúde da Criança, Alimentação Complementar, Educação em SaúdeResumo
A introdução alimentar inadequada pode resultar em consequências danosas para a saúde infantil, o que ressalta a importância da utilização de métodos direcionados para a promoção da alimentação adequada aos menores de dois anos. Neste estudo apresenta-se o processo de construção e validação de uma cartilha educativa para promoção da alimentação complementar às crianças menores de dois anos de idade. Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva, transversal, realizada na cidade de Picos - Piauí. A cartilha foi construída com base em diagnóstico situacional e publicações. A validação do conteúdo foi mediante consulta realizada à especialistas nas áreas de interesse e às mães com filhos menores de dois anos, em Unidades Básicas de Saúde do município. A cartilha foi validada quanto ao seu conteúdo, linguagem e ilustrações pelos juízes, apresentando Índice de Validade de Conteúdo global de 0,87 e quanto a sua organização, estilo de escrita, aparência e motivação apresentando 94,93% de aprovação do público-alvo. Dessa forma, a tecnologia educativa desenvolvida mostrou-se um material que pode ser utilizado como ferramenta estratégica para a promoção da saúde de menores de dois anos de idade por meio do incentivo a hábitos alimentares saudáveis.