“Café com Ciência”: trabalhando a educação permanente no âmbito de uma Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35019Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Saúde Pública, Comunicação e Divulgação CientíficaResumo
O processo de educação permanente em saúde é uma estratégia político-pedagógica voltada à incorporação dos problemas e necessidades do ambiente de trabalho e que visa potencializar a formação dos profissionais e reorientar os saberes e fazeres no cuidado em saúde. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implantação do Café com Ciência em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Atalaia, Alagoas, Brasil. O Café com Ciência é formado pelas seguintes etapas: 1. Alongamento; 2. Dinâmica/apresentação de vídeo; 3. Quero falar! 4. Pré-teste/fala sério ou com certeza; 5. Estudo do tema; 7. Pós-teste/fala sério ou com certeza. As atividades são desenvolvidas de forma democrática, participativa e provocativa da autonomia dos sujeitos envolvidos. Tais momentos são essenciais para a aprendizagem teórico-científica, oportunizando a ampliação da interação entre a equipe e a construção de vínculos solidários através do diálogo.