“Café com Ciência”: trabalhando a educação permanente no âmbito de uma Estratégia Saúde da Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35019

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Saúde Pública, Comunicação e Divulgação Científica

Resumo

O processo de educação permanente em saúde é uma estratégia político-pedagógica voltada à incorporação dos problemas e necessidades do ambiente de trabalho e que visa potencializar a formação dos profissionais e reorientar os saberes e fazeres no cuidado em saúde. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implantação do Café com Ciência em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Atalaia, Alagoas, Brasil. O Café com Ciência é formado pelas seguintes etapas: 1. Alongamento; 2. Dinâmica/apresentação de vídeo; 3. Quero falar! 4. Pré-teste/fala sério ou com certeza; 5. Estudo do tema; 7. Pós-teste/fala sério ou com certeza. As atividades são desenvolvidas de forma democrática, participativa e provocativa da autonomia dos sujeitos envolvidos. Tais momentos são essenciais para a aprendizagem teórico-científica, oportunizando a ampliação da interação entre a equipe e a construção de vínculos solidários através do diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Gabriela Brasileiro de Lucena Ferreira, Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia, AL

Enfermeira, especialista em Gestão do cuidado em Saúde da Família e mestranda do PROFSAÚDE – ABRASCO/Fiocruz – Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9831804296541842

Romário Correia dos Santos, Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco

Dentista, especialista em Saúde da Família e residente em Saúde Coletiva pela Fiocruz  Pernambuco. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9539488521821531

Tamires Correia dos Santos Barbosa, Enfermeira autônoma

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário CESMAC. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2499394222875732

Luís Roberto da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9748437601239199

Hosana Marta dos Santos Silva Araújo, Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia, AL

Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).

Madhalena Lindha Ferreira de Lucena, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Tiradentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6022719627091004

Divanise Suruagy Correia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Médica, doutora em Ciências da Saúde e professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4587796198121901

Maria das Graças Monte Mello Taveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Médica, doutora em Ciências da Saúde e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1362997695876413

Downloads

Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)