O que tem a APS a ver com a saúde mental?

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde mental

Resumo

Quando se fala em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS), remete-se ao contexto da Reforma Psiquiátrica que, no Brasil, caracteriza-se por um processo de desinstitucionalização e de construção de uma modalidade de tratamento comunitário para os portadores de transtorno mental em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da reabilitação psicossocial. Modelo este que tem como diretrizes a constituição de uma rede de serviços substitutivos aos serviços manicomiais, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT’s), os Centros de Convivência articulados aos demais dispositivos dos diferentes níveis assistenciais do SUS e de outros campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida de Miranda Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Profesora Associada Departamento Saúde Coletiva. Coordenadora Institucional UFJF do Mestrado Profissional Saúde da Família. Tutora GET Medicina. Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Ramos, A. A. de M. . (2021). O que tem a APS a ver com a saúde mental?. Revista De APS, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/34128

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)