Acompanhamento de paciente com artrite reumatoide no Sistema Público: relato de experiência

Autores

  • Lenon Rocha Manzotti Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)
  • Bárbara Reitmann Pagliarini Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)
  • Daniel Gomes de Araujo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Renata Vaz de Oliveira Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)
  • Brena Pereira Batisti Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

Palavras-chave:

Continuidade da Assistência ao Paciente, Artrite reumatoide, Sistemas de Saúde

Resumo

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune, inflamatória sistêmica, caracterizada pelo comprometimento da membrana sinovial das articulações periféricas. A prevalência da AR é de 0,5%-1% da população, com predomínio em mulheres, com faixa etária de 30-50 anos. O caráter crônico e destrutivo pode levar à limitação funcional. Muitos avanços foram obtidos na terapia da AR, com maiores evidências no tratamento precoce e com uso de drogas como: metotrexato, ciclosporina, corticosteroides e leflunomide. Este trabalho objetiva descrever o papel da atenção primária no manejo da AR (doença crônica), identificando casos graves que necessitam de encaminhamento para serviços de alta complexidade. Trata-se de relato de caso, baseado em informações obtidas em prontuário e revisão de literatura. Quanto ao caso, consiste em paciente mulher, 44 anos, diagnosticada com AR há 03 anos, em tratamento com prednisona e metotrexato. Em visita domiciliar, paciente referiu que há 03 meses vinha utilizando erroneamente prednisona 80 mg/dia, por confusão com as dosagens dos comprimidos. Há aproximadamente um mês, iniciou o quadro febril (período noturno), associado a calafrios. Há uma semana com quadro de dor abdominal difusa, de forte intensidade. Após exame clínico, médico encaminha paciente com urgência para Unidade de Pronto Atendimento, onde posteriormente foi encaminhado para Hospital Terciário. Após avaliação e exames, foi diagnosticada com quadro de abdome agudo perfurativo, citomegalovírus e tuberculose. Sendo então submetida a tratamento cirúrgico, medicamentoso e de suporte. Paciente evoluiu com óbito após o 5º dia de internação. Observa-se a dificuldade na condução de casos crônicos, em que a paciente vinha fazendo o uso errôneo das medicações (dose imunossupressora de prednisona), apresentava-se com sintomas relevantes e não procurou atendimento médico. O resgate desse caso só foi possível devido à visita domiciliar, que encontrou a paciente já em estado crítico e a encaminhou para o seguimento especializado de forma urgente, porém, infelizmente, devido à gravidade do caso, a paciente foi a óbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenon Rocha Manzotti, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED . Clínica Médica pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul - HRMS. Residente de Cardiologia pela Beneficiência Portuguesa de São Paulo (atual). Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR.

Bárbara Reitmann Pagliarini, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

Graduada médica pelo Centro Universitário FAG, na cidade de Cascavel-PR nos anos de 2013 á 2018.

Daniel Gomes de Araujo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmico de Medicina.

Renata Vaz de Oliveira, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

Médica formada pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013- 2018). Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (2019-2021).

Brena Pereira Batisti, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

Médica graduada pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalo (início 2013 - término 2018). Membro fundadora da Liga Acadêmica de Cirurgia Trauma e Emergência de Rondônia (totalizando mais de 180 horas de atividades práticas e teóricas pela mesma), membro filiado da International Federation of Medical Students Association (IFMSA) BRAZIL - FIMCA. 

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos