O ciclo de vida familiar orientado à promoção e prevenção da saúde

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estágios do Ciclo de Vida, Família

Resumo

O Ciclo de Vida Familiar é uma ferramenta de acesso que tem por objetivo estudar a história conformacional da família de acordo com seu desenvolvimento, possibilitando identificar situações predisponentes às disfunções familiares dadas às transformações em papéis e tarefas. Objetivou-se apresentar o Ciclo de Vida da Família como ferramenta de abordagem orientada à promoção e prevenção da saúde. A pesquisa consiste em uma revisão de literatura narrativa, a partir das bases de dados em ciências da saúde. O Ciclo de Vida da Família é uma ferramenta de abordagem familiar que se baseia na inspeção estática do estado conformacional da família e suas interações interfamiliares. São considerados seis estágios do ciclo: (1) jovens adultos solteiros, (2) casamento, (3) famílias com filhos pequenos, (4) famílias com filhos adolescentes, (5) lançando os filhos e (6) famílias no estágio tardio de vida. A ferramenta tem por finalidade identificar as prováveis disfunções enfrentadas pela família, especialmente em períodos de transição que exigem rearranjos de sua estrutura. Com base no apresentado, observa-se a possibilidade de reconhecer abordagens direcionadas à promoção e prevenção da saúde com base nos estágios, assim, fomentando a educação em saúde em uma forma integrativa. Como exemplo, o casamento (fase 2) representa um estágio no qual as ações de promoção podem ser orientadas ao planejamento pessoal e familiar; de forma semelhante, a identificação de famílias com filhos pequenos (fase 3) revela-se como momento ideal às orientações de crescimento, desenvolvimento e calendário vacinal; a fase 4, por sua vez, apresenta-se como momento apropriado para educação sexual juntamente à família; etc. Conclui-se que, apesar da dinamicidade antropológica das famílias brasileiras, o ciclo de vida da família constitui uma ferramenta elementar à abordagem familiar e, como apresentado, revela-se um potencial instrumento norteador das ações de educação em saúde.

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Biografia do Autor

Rhélrison Bragança Carneiro, Centro Universitário UNIFACIMED

Graduando do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIMED.

Isabely Pereira Sanches, Centro Universitário UNIFACIMED

Graduanda do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIMED.

Arthur Mendes Valentim, Centro Universitário UNIFACIMED

Graduando do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIMED.

Mariana Kely Diniz Gomes de Lima, Centro Universitário UNIFACIMED

Enfermeira Especialista em Saúde Coletiva e Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIMED.

Maiky Jose de Oliveira, Centro Universitário UNIFACIMED

Mestre em Medicina de Família e Comunidade e Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIMED.

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Publicado

2021-06-01

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Seção

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