Perfil dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de São José-SC

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia da Saúde da Família, Recursos humanos, Médicos

Resumo

A Estratégia da Saúde da Família (ESF) é um programa que define como principal objetivo a remodelação da Atenção Primária à Saúde no Brasil, definindo esta como ordenadora do cuidado à saúde da população. Para tanto, é fundamental o comprometimento adequado dos recursos humanos, dentre eles os médicos. Como objetivos, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e profissional dos trabalhadores médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) em São José - SC quanto à sua formação específica para o atendimento primário em saúde, bem como as expectativas profissionais futuras e o perfil sociocultural. Desta maneira, procurou-se melhor compreensão da satisfação dos profissionais médicos da ESF quanto aos ambientes de trabalho, às relações interpessoais com equipes de saúde e à ESF no município de São José-SC. A metodologia foi realizada a partir de estudo analítico, transversal, de natureza quantitativa. A coleta de dados foi feita a partir de questionário estruturado autoaplicado com médicos ativos na ESF do município de São José-SC, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020. Dos 30 entrevistados, 53,3% eram do sexo masculino, com idade média de 39 anos, com 6 a 10 anos desde a graduação (66,7%), sem residência em Medicina de Família e Comunidade (93,3%), não especialistas em Medicina de Família e Comunidade (63,3%), interessados em se envolver com outros cursos de pós-graduação (56,7%) e trabalho médio na ESF de 8,1 anos. Ainda, 73,3% apontam que o trabalho na Atenção Primária à Saúde foi a primeira escolha após a graduação, e que pretendem seguir na ESF nos próximos anos. Conclui-se que conhecer o perfil dos profissionais da ESF permite o desenvolvimento de novos métodos de trabalho no serviço e a identificação das possíveis dificuldades, a fim de melhorar o atendimento aos usuários e promover o envolvimento dos profissionais em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Oliveira da Cruz, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina (SES-SC)

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS/PUC-SP) com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES-SC). Mestrando em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Preceptor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) no módulo de Atenção Básica à Saúde e Medicina Geral de Família e Comunidade II. Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Pública e áreas afins (NUPISP) da Universidade Federal do Acre (UFAC).  

Nathalia de Paula Domingues, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina (SES-SC)

Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2018. Possui Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina (SES-SC). Participou do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na University of Dundee (Escócia), tendo recebido o grau de Bachelor of Medical Science, atuando em International Health (2015-2016). Atualmente, cursa Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ), área de concentração: Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em saúde.

Armando Thiago Nomiyama, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina (SES-SC)

Médico de Família e Comunidade, Preceptor do Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Eric Silveira Ito, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina (SES-SC)

Médico de Família e Comunidade, Mastologista, Ginecologista e Obstetra, Preceptor do Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos