Introdução da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Idosos, Assistência Médica, Educação em saúdeResumo
Diante de um contexto de transição demográfica, a exploração de ferramentas que otimizem o atendimento da população idosa torna-se essencial. Seguindo essa premissa, a abordagem inicial do estudo de pesquisa-ação em análise voltou-se para o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (CSPI), instrumento que contempla uma avaliação biopsicossocial do paciente e permite a análise epidemiológica a partir da coleta de dados. Como objetivo, buscou-se estabelecer o uso da CSPI na Unidade Básica de Saúde (UBS) Célio Brasil Girão, em Fortaleza – CE, fazendo um levantamento qualitativo quanto aos hábitos e atributos que predispusessem à determinadas condições patológicas (hipertensão arterial sistêmica; transtorno depressivo; diabetes mellitus e sarcopenia) e promovendo atividades de educação em saúde acerca dessas doenças. Quanto à metodologia, o projeto, estruturado como pesquisa-ação, foi executado entre agosto de 2019 e março de 2020, com o auxílio de 12 (doze) acadêmicos de Medicina, que preencheram as cadernetas dos idosos atendidos na UBS e apresentaram, por meio de PowerPoint, conceitos gerais acerca das doenças previamente listadas. Acerca do relato de experiência, com a coleta dos dados, feita em visitas periódicas à UBS, foram preenchidas 25 cadernetas, que possibilitaram diagnosticar parcialmente a situação epidemiológica dos idosos da região, revelando um padrão de concordância com as patologias previamente pesquisadas. As atividades de educação em saúde, então, foram feitas imediatamente após o preenchimento das CSPIs, contemplando apenas os idosos que se encontravam no posto naquele momento. Concluiu-se que, apesar da difícil adesão dos idosos ao projeto, a CSPI mostrou-se como uma ferramenta crucial à estruturação saúde do idoso, especialmente no contexto de Atenção Primária. Atenta-se aos profissionais da saúde, portanto, para o uso da CSPI como uma estratégia rotineira no atendimento da população idosa.