Como promover um envelhecer saudável durante a pandemia de COVID-19? Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.33158

Palavras-chave:

Envelhecer saudável, Isolamento social, COVID-19, Cuidados de Enfermagem, Pandemia

Resumo

O COVID-19 foi uma doença que parou o mundo em meados de março de 2020 e segue com dados alarmantes até o momento, tornando necessárias propostas de medidas preventivas, dentre elas o isolamento social. O artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de promoção do envelhecer saudável no contexto da pandemia de COVID-19. A pesquisa refere-se a uma revisão integrativa que engloba a identificação e análise de publicações científicas acerca da promoção do envelhecer saudável diante dos desafios da pandemia de COVID-19. Foram selecionados oito (08) artigos dentre os pesquisados, que culminaram na abordagem de três categorias: relações ISOLAMENTO SOCIAL X VULNERABILIDADE DO IDOSO, SAÚDE MENTAL X COVID-19 e AÇÕES DE ENFERMAGEM PARA O ENVELHECER SAUDÁVEL, onde pôde-se entender a importância da promoção do envelhecer saudável principalmente no contexto da pandemia do COVID-19, onde o isolamento social cria barreiras na comunicação, nas atividades de vida diária e no cuidar em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Lisboa da Silveira Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Adjunta no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Raquel Souza Senra, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Enfermagem. 

Thalita Ferreira Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Enfermagem.

Ana Caroline Furtado de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Enfermagem.

Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Adjunta – Departamento Enfermagem Aplicada, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Monalisa Claudia Maria da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta – Departamento Materno Infantil e Saúde Pública, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão