Trajetórias assistenciais de pessoas com doença renal crônica: desafios para a Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.29344

Palavras-chave:

Doença renal crônica., Atenção básica., Atenção primária à saúde., Acesso aos serviços de saúde., Níveis de atenção à saúde.

Resumo

Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de Saúde Pública, passível de prevenção e diagnóstico na Atenção Básica. Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial (HAS) são as principais causas de DRC, o que implica a importância do seu manejo na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Objetivo: Avaliar trajetórias assistenciais percorridas por pessoas com DRC na RAS sob a ótica de usuários e familiares. Metodologia: Pesquisa qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com pessoas portadoras de DRC por DM e/ou HAS e seus familiares. Realizada Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: Foram entrevistados 11 usuários e 11 familiares, e identificadas três trajetórias assistenciais: Não procurou a UBS; Procurou a UBS, mas não recebeu o diagnóstico; recebeu diagnóstico na UBS e foi encaminhado para especialistas. Usuários e familiares não perceberam a Atenção Básica como lugar de cuidado para a DRC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Rodrigues de Freitas, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Saúde Coletiva.

Zeni Carvalho Lamy, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Saúde da Criança e da Mulher, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão.

Clarice Maria Ribeiro de Paula Gomes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Médica.

Raphael Lacerda Barbosa, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Residência em Medicina de Família e Comunidade e Medicina Paliativa pelo Grupo Hospitalar Conceição. Especialista em Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Supervisor do Programa de Residência em Medicina Paliativa do Grupo Hospitalar Conceição. Médico do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Grupo Hospitalar Conceição. 

Laura Lamas Martins Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Saúde Coletiva, professora de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais