Implicações dos profissionais da Atenção Primária no atendimento à população em situação de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.27588

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, População em situação de rua, Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar as implicações dos profissionais da Atenção Primária com vistas ao atendimento em saúde à população em situação de rua utilizando, para isto, o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional (AI), na perspectiva da análise no papel. Método: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco profissionais que atuam em uma Unidade Básica de Saúde, em um município do Piauí. Resultados: Os dados apontam para um entrave ainda presente no imaginário dos profissionais da saúde, que é uma ótica de ações paternalistas e higienistas para a população em situação de rua, embora, indiquem a relevância de um cuidado efetivo, multiprofissional e intersetorial. Identificou-se, ainda, a necessidade de investir em formações permanentes das equipes da Estratégia Saúde da Família, discutindo a relevância do atendimento da Pessoa em Situação de Rua na Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Káren Maria Rodrigues da Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em caráter de Residência pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família/Atenção Básica da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Atenção Integral aos usuários de Substâncias Psicoativas no Estado do Piauí pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí.

Rebeca Barbosa da Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

 Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Veloso.

Cássio Eduardo Soares Miranda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Comunidade / Centro de Ciências da Saúde da UFPI.

Ana Kalliny de Sousa Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais