A educação pelo trabalho na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre a integração ensino-serviço-comunidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.25875Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), Estratégia Saúde da FamíliaResumo
O presente relato de experiência narra a vivência de inserção de discentes, preceptores e tutores na Atenção Primária à Saúde a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS no município de Governador Valadares, Minas Gerais. O grupo tutorial atuou no cotidiano de uma Estratégia de Saúde da Família e realizou diagnóstico e avaliação das fragilidades locais, em conjunto com a equipe de saúde e a comunidade. Em seguida, a partir da construção do planejamento foi implantado um projeto de intervenção, que focou na ampliação do acesso da população às informações sobre a Atenção Primária à Saúde, controle social e Sistema Único de Saúde e na reativação do Conselho Local de Saúde. Ficou evidente a necessidade da continuidade das ações e do fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, com foco em processos de educação permanente, formação em saúde no cenário de prática, empoderamento dos usuários e melhoria da qualidade e acesso ao SUS.