A educação pelo trabalho na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre a integração ensino-serviço-comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.25875

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), Estratégia Saúde da Família

Resumo

O presente relato de experiência narra a vivência de inserção de discentes, preceptores e tutores na Atenção Primária à Saúde a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS no município de Governador Valadares, Minas Gerais. O grupo tutorial atuou no cotidiano de uma Estratégia de Saúde da Família e realizou diagnóstico e avaliação das fragilidades locais, em conjunto com a equipe de saúde e a comunidade. Em seguida, a partir da construção do planejamento foi implantado um projeto de intervenção, que focou na ampliação do acesso da população às informações sobre a Atenção Primária à Saúde, controle social e Sistema Único de Saúde e na reativação do Conselho Local de Saúde. Ficou evidente a necessidade da continuidade das ações e do fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, com foco em processos de educação permanente, formação em saúde no cenário de prática, empoderamento dos usuários e melhoria da qualidade e acesso ao SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Soares Deagostini, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Graduando de Medicina – Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares (UFJF-GV).

Pedro Henrique Oliveira Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Graduando de Medicina – Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares (UFJF-GV).

Riane Souto Medeiros, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Graduada em Educação Física – Educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Governador Valadares-MG.

Eulilian Dias de Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares.

Lélia Cápua Nunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares.

Alexandra Paiva Araújo Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Avançado Governador Valadares

Doutora em Parasitologia pela Universidade de Campinas. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)