Pagamentos por desempenho na Atenção Primária à Saúde: uma revisão sistemática

Autores

  • Mailson Fontes de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da BAhia https://orcid.org/0000-0003-0110-7136
  • Cristina Setenta Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.25789

Palavras-chave:

Reembolso de Incentivo, Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde) Atenção Primária à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo

Revisão sistemática acerca da efetividade da remuneração por desempenho na melhoria de indicadores de processo/resultado em programas e serviços de atenção primária à saúde. Realizou-se busca na PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde, resultando em 22 estudos analisados quanto ao tipo de estudo, objetivo, qualidade da evidência e principais achados. Constatou-se que a remuneração por desempenho apresentou impacto na atenção clínica às doenças, acessibilidade aos serviços, melhoria nos processos de acompanhamento e rentabilidade da utilização e apresenta-se como estratégia potencial à indução de melhorias na qualidade nos serviços de saúde, ainda que consideradas suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson Fontes de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da BAhia

Doutorando em Enfermagem e Saúde (Área de Concentração: Saúde Pública) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Cristina Setenta Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Titular da UESC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB).

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)