Puericultura na Atenção Primária: conhecimentos e atitudes em saúde bucal das mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.25561

Palavras-chave:

Odontopediatria, Puericultura, Saúde da Família

Resumo

A proposta deste trabalho foi avaliar os conhecimentos e atitudes em saúde bucal de mães acompanhadas em serviço de puericultura na atenção primária, particularmente direcionados aos seus bebês. Métodos: Estudo transversal, com a análise descritiva e analítica dos dados, desenvolvido com mães acompanhadas na puericultura pela Unidade de Saúde da Família Mangueira II, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco. A amostra foi do tipo censitária, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão adotados. Para a coleta de dados empregou-se a entrevista face a face com a aplicação de questionário, entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2018. A margem de erro adotada para os testes estatísticos foi de 5% considerando-se os testes Exato de Fisher e Qui-quadrado de Person. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob CAAE 95992518.8.0000.5208. Resultados: A amostra total foi composta por 77 mães, com sua maior frequência na faixa etária entre 21 e 30 anos, apresentando ensino fundamental incompleto e renda mensal familiar inferior a um salário mínimo. Dessas, a maioria não recebeu orientações sobre saúde bucal no serviço de puericultura. Aproximadamente metade dos bebês com até 24 meses de idade faziam o uso de mamadeira noturna, sem higiene após a mesma e com uma dieta rica em açúcar a partir dos seis meses de idade. Principais conclusões: As pesquisadas detinham um conhecimento insatisfatório, na grande maioria, quanto aos hábitos e cuidados de saúde bucal de seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alane Tamyres dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Concluinte da Residência  Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Pernambuco, especializanda em Odontopediatria e mestranda em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco.

Mônica Moreira Dias da Cruz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Odontopediatria pela Universidade de Pernambuco. Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Pernambuco, pela Unidade de Saúde da Família de Mangueira II, no Recife. 

Luciana de Barros Correia Fontes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutora em Odontopediatria. Professora Adjunta do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva da Universidade Federal de Pernambuco e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais