CINESUS: a discussão de saúde pública na universidade pela ótica do cinema
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16886Palavras-chave:
Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.Resumo
O uso de filmes enquanto estratégia pedagógica para educação em saúde no ensino superior é uma forma efetiva de promover debate e reflexão através de recursos que despertem o interesse entre discentes. Objetivo: relatar a experiência de uma Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade, vinculada a uma faculdade de medicina de Minas Gerais, ao fazer uso de filmes para propor debates em saúde pública na Universidade, através de um projeto intitulado CineSUS. Métodos: A definição dos filmes e temática de cada evento era acordada em reuniões semanais da própria liga acadêmica. O evento foi delineado para ocorrer em um anfiteatro e, após exposição dos filmes, para que fosse realizado um diálogo entre os presentes sobre a temática trabalhada no curta ou longa-metragem. A tema de cada evento foi definido com base no Calendário de Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Resultados: O projeto resultou na realização de cinco eventos que contaram com a presença de discentes de cursos da área da saúde e permitiu abordar, através do diálogo, temáticas relativas à homofobia, criação do Sistema Único de Saúde, cuidado em saúde mental, racismo e violência contra a mulher. Conclusão: Conclui-se, que eventos que fazem uso de recursos audiovisuais com subsequente debate sobre a temática abordada no filme servem para desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo entre os presentes, no que concerne às populações vulneráveis e políticas de saúde pública, bem como para desenvolvimento de competências para melhor trabalho em equipe entre seus propositores.