CINESUS: a discussão de saúde pública na universidade pela ótica do cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16886

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O uso de filmes enquanto estratégia pedagógica para educação em saúde no ensino superior é uma forma efetiva de promover debate e reflexão através de recursos que despertem o interesse entre discentes. Objetivo: relatar a experiência de uma Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade, vinculada a uma faculdade de medicina de Minas Gerais, ao fazer uso de filmes para propor debates em saúde pública na Universidade, através de um projeto intitulado CineSUS. Métodos: A definição dos filmes e temática de cada evento era acordada em reuniões semanais da própria liga acadêmica. O evento foi delineado para ocorrer em um anfiteatro e, após exposição dos filmes, para que fosse realizado um diálogo entre os presentes sobre a temática trabalhada no curta ou longa-metragem. A tema de cada evento foi definido com base no Calendário de Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Resultados: O projeto resultou na realização de cinco eventos que contaram com a presença de discentes de cursos da área da saúde e permitiu abordar, através do diálogo, temáticas relativas à homofobia, criação do Sistema Único de Saúde, cuidado em saúde mental, racismo e violência contra a mulher. Conclusão: Conclui-se, que eventos que fazem uso de recursos audiovisuais com subsequente debate sobre a temática abordada no filme servem para desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo entre os presentes, no que concerne às populações vulneráveis e políticas de saúde pública, bem como para desenvolvimento de competências para melhor trabalho em equipe entre seus propositores.

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Biografia do Autor

Lineker Fernandes Dias, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de Medicina.

Caio Augusto de Lima, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduando de Enfermagem.

Ana Carolina Lino Silvério, Universidade Federal de Uberlândia.

Fisioterapeuta.

Gabriela Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduanda de Enfermagem.

Débora Maria Teixeira de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduanda de Psicologia.

Amanda Ferreira Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de nutrição.

Nicole Geovana Dias Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia.

Médica de Saúde da Família e Comunidade.  Doutoranda em Saúde Pública na Universidade do Porto

– Portugal.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

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