Endodontia no contexto da Atenção Básica: perspectivas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16832

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde Bucal, Tratamento do Canal Radicular

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar as endodontias realizadas em uma Unidade de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Trata-se de um estudo com base em avaliações clínicas e radiográficas dos tratamentos realizados entre os anos de 2004 a 2014. No período foram identificados 260 tratamentos endodônticos realizados, dos quais foram avaliados 149 (57,0%). As mulheres representaram 64,4% dos examinados, sendo a faixa etária predominante a de 40 a 59 anos (48,3%). A maioria dos dentes tratados apresentava um canal (71,1%) e, em grande parte dos casos, o tratamento foi realizado em duas sessões (67,1%). A endodontia de pré-molares totalizou 84 dentes (56,3%), sendo que, estes também representaram a maior parcela dos dentes perdidos. No momento da avaliação, do total de dentes avaliados, 25 dentes foram perdidos. Os pré-molares correspondiam a 18 (72,0%) dentes. A permanência do dente em boca foi considerada como o principal desfecho. No estudo a taxa de sobrevida dos tratamentos avaliados foi de 86,0%. Por fim, vale ressaltar que analisar esta proposta de intervenção pode trazer contribuições para a criação de protocolos com o intuito ofertar esta técnica em nível de Atenção Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Horn, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Residente do Grupo Hospitalar Conceição da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas. Participou do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) e realizou graduação sanduíche em Gesundheitswissenschaften na Hochschule Neubrandenburg através do programa Ciência sem Fronteiras.

Roberta Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é odontologa do Grupo Hospitalar Conceição.

Egidio Antonio Demarco, Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1985). Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, pela Fiocruz (2005). Mestre em Epidemiologia pela UFRGS (2011). Odontólogo do Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A, vinculado ao Serviço de Saúde Comunitária (SSC), desde 1993. Atua como preceptor da Residencia Integrada em Saúde (RIS) do GHC, desde 2004. Coordenou a Ênfase Saúde da Família e Comunidade da RIS/GHC, no período 2007-2009. Desde 2009 atua como preceptor do Estágio Supervisionado I, da Faculdade de Odontologia da UFRGS, na Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida do SSC. Desde março de 2011 também atua como docente da Escola GHC. Coordenou o Curso de Técnico em Saúde Bucal (TSB), parceria do Instituto Federal Porto Alegre e a Escola GHC. Atua como Assistente de Coordenação da Unidade Nossa Senhora Aparecida desde 2014.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais