Uma contribuição ao estudo da racionalidade médica homeopática em um ambulatório do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS

Autores

  • Magda Maria Gaspary Bertoncello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-0284-1906
  • Madel Therezinha Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.16795

Palavras-chave:

Homeopatia, Sistema Único de Saúde, Integralidade em Saúde, Filosofia Médica, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este artigo apresenta a Homeopatia como Racionalidade Médica, com seu paradigma vitalista, e como isso foi vivenciado/experimentado em um Ambulatório de Homeopatia no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS). É um estudo qualitativo e tem como objetivo compreender o entendimento dos sujeitos em tratamento homeopático e as possíveis influências em suas vidas e em seu viver. Tem como objeto o tratamento homeopático de dez sujeitos atendidos no ambulatório, no período entre 2007 a 2014. Os resultados principais foram: 1) uma medicina centrada no sujeito; 2) a busca por um cuidado integral; 3) a noção de saúde como equilíbrio; 4) a confiança na terapêutica e 5) um tratamento suave e duradouro. Como recomendações, os sujeitos sugerem que este tratamento esteja mais disponível, com mais divulgação e acesso. Por fim, entende-se que a implantação da Política das Práticas Integrativas no SUS é um desafio, em Porto Alegre, necessita de apoio e pressão política organizada por parte de usuários, profissionais especializados e gestores para efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Maria Gaspary Bertoncello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e residência médica em Medicina Geral e Comunitária pela Unidade Sanitária Murialdo da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (1986 a 1988), com título de especialista.

Madel Therezinha Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é colaboradora da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF. 

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais