Análise do comportamento de promoção da saúde e do bem-estar pessoal em universitários

Autores

  • Jordânia Rocha Franco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Manoel Borges da Silva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • José Wicto Pereira Borges Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Erisonval Saraiva da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16710

Palavras-chave:

Comportamento de risco, Estilo de vida, Promoção da saúde

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento de promoção da saúde e o bem-estar pessoal em universitários. Estudo transversal, quantitativo, realizado com 311 universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Foram aplicadas as escalas de comportamento de promoção da saúde e de bem-estar pessoal da Nursing Outcomes Classification. Realizada análise descritiva e bivariada com aplicação da correlação de Pearson, adotando-se nível de significância de 5%. Os universitários em sua maioria eram do sexo feminino (70,1%) com média de idade de 23,8 ± 7,1 anos; 32,2% entraram na universidade pelo sistema de cotas e 54,0% afirmaram ter renda familiar de até um salário mínimo. Os universitários demonstraram mediano comportamento de promoção da saúde com 68,5 ± 10,9 pontos e de bem-estar pessoal com 46,8 ± 9,2 pontos. A correlação mostrou que o escore de comportamento de promoção de saúde aumenta à medida que o escore de bem-estar pessoal também aumenta (r = 0,32, p < 0,005). O estudo mostrou a relação entre o comportamento de promoção da saúde e o bem-estar pessoal de estudantes universitários. O conhecimento dessa relação permite novas possibilidades de intervenção nessas duas facetas importantes para o cuidado do público universitário, primordialmente constituído por adultos jovens. Os resultados poderão ser utilizados para a formulação de ações que impactem em incentivar os indicadores de promoção da saúde e bem-estar pessoal investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordânia Rocha Franco, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Graduada em bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Amilcar Ferreira Sobral. Participa do grupo de pesquisa intitulado "COMPORTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, BEM ESTAR PESSOAL E RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UNIVERSITÁRIOS". Tem interesse nas áreas de saúde coletiva e saúde pública.

Manoel Borges da Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS. Desenvolve pesquisas na área de doenças cardiovasculares, saúde mental, álcool, drogas, hanseníase e doenças negligenciadas.

José Wicto Pereira Borges, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2005-2008), Mestrado (2011-2012) e Doutorado em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (fev/2014-mar/2016). Doutoramento com período sanduíche no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Adjunto nível 2 da Universidade Federal do Piauí (Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Comunidade (Mestrado) da UFPI. Atua em pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: mensuração em enfermagem e saúde coletiva de doenças crônicas não transmissíveis, estudos metodológicos de validação e revisões.

Erisonval Saraiva da Silva , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva SOBRATI. Mestrando em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Docente do curso de Enfermagem da UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral, em regime de dedicação exclusiva. Atua nas disciplinas de Fundamentos e Estágio Supervisionado. Tem afinidade com as seguintes áreas: terapia intensiva, clínica médica e saúde do adulto.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos Originais