Atividades educativas do Planejamento Reprodutivo sob a perspectiva do usuário da Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16675Palavras-chave:
Planejamento Familiar. Atenção Primária à Saúde. Educação em SaúdeResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos usuários da Atenção Primária à Saúde que procuram pelo planejamento reprodutivo e avaliar suas percepções sobre as atividades educativas oferecidas nesse nível de atenção. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas no município de Juiz de Fora (MG), onde foram entrevistados 14 usuários. A análise de conteúdo temático-categorial auxiliou na elaboração das duas categorias referentes às atividades educativas de planejamento reprodutivo. Depreende-se desta pesquisa que os usuários que procuram pelas atividades educativas são majoritariamente mulheres, trabalhadoras do lar, que concebem o planejamento reprodutivo como sua responsabilidade. Conclui-se que essas atividades educativas, na qualidade de promotoras da saúde sexual e reprodutiva de mulheres e homens, têm limitações referentes à abordagem, à divulgação e à assistência. No entanto, os usuários reconhecem sua relevância para o bem-estar e a vivência segura e saudável da vida sexual e reprodutiva.