Análise do perfil nutricional de idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família de um município piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16667

Palavras-chave:

Idoso. Alimentação. Saúde. Antropometria.

Resumo

O envelhecimento do corpo pede cuidados importantes com a saúde. A relação entre alimentação/nutrição e a saúde do idoso pode interferir no processo de envelhecimento em seus múltiplos aspectos. Objetivo: Investigar a ingestão alimentar e o estado nutricional de idosos. Métodos:  Estudo transversal, descritivo, com amostra de 274 idosos, realizado de fevereiro a junho de 2017 em duas Estratégias de Saúde da Família de um município Piauiense. Foram utilizados dois instrumentos que verificaram as características sociodemográficas, variáveis clínicas, hábitos de vida, antropometria, avaliação nutricional além de um questionário sobre frequência de consumo alimentar. Os dados foram analisados através de um programa estatístico e os resultados apresentados em tabelas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer de número 1.980.577 Conclusão: Ao detectar o estado nutricional e seus hábitos alimentares, pode-se obter um melhor diagnóstico dos distúrbios nutricionais e patologias clínicas e com isso favorecer uma assistência de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Varton de Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Enfermeiro, Universidade Federal do Piauí – UFPI / CSHNB, Picos (PI), Brasil.

Laura Maria Feitosa Formiga, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Enfermeira. Doutoranda pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Departamento de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. Membro do grupo de pesquisa GPESC, Picos (PI), Brasil.

Ana Klisse Silva Araújo, Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Enfermeira. Especialista em Nefrologia e Urgência e Emergência. Membro do grupo de pesquisa GPESC. Universidade Federal do Piauí / CSHNB, Picos-PI, Brasil.

Lisandra Ravena Veloso da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Acadêmica do 8º período do curso de Bacharelado em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa GPESC. Universidade Federal do Piauí – UFPI/CSHNB, Picos (PI), Brasil.

Maria Laíse de Lima Leal, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Acadêmica do 8º período do curso de Bacharelado em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa GPESC. Universidade Federal do Piauí – UFPI/CSHNB, Picos (PI), Brasil.

Eveline Fontes Costa Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Enfermeira, Universidade Federal do Piauí – UFPI/CSHNB. Pós-graduanda em Saúde Pública. Picos (PI), Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)