Fatores associados à cessação do tabagismo entre participantes de um programa antitabagista em uma Unidade Básica de Saúde de Joinville - SC

  • Daniele Arendartchuk Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
  • Arlene Laurenti Monterrosa Ayala Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
Palavras-chave: Hábito de Fumar, Abandono do Uso de Tabaco, Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Resumo

Introdução: O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, sendo seu controle sistemático um desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Conhecer os fatores associados à cessação do tabagismo em usuários participantes do Programa Nacional de Controle de Tabagismo desenvolvido por uma unidade básica de saúde da família em Joinville no período de 2011 a 2016. Material: Estudo descritivo que investigou por meio da análise de dados secundários de forma retrospectiva os fatores associados à cessação do tabagismo entre 76 usuários. A análise dos dados foi realizada por meio do cálculo das frequências absolutas (n) e relativas (%). Resultados: A proporção de cessação de tabagismo foi de 57,89%. A maior prevalência pela procura ao programa e pelo interesse em cessar o tabagismo esteve presente entre as mulheres. A maioria dos participantes iniciou o uso do tabaco na adolescência. 48% dos que cessaram apresentaram grau de dependência elevada, 34% dos que não cessaram apresentaram grau de dependência muito elevado e 28% elevado. A ansiedade foi o motivo observado (61%) que mais levou os participantes deste estudo a voltar a fumar. Conclusão: A tendência observada foi o aumento do percentual dos casos de cessação ao longo dos seis anos investigados. O processo de cessação esteve relacionado a vários fatores como grau de dependência química e a motivação para parar de fumar. Os aspectos para a determinação da cessação do tabagismo devem ser mais explorados, sugerindo-se, a realização de novos estudos que permitam avaliar as estratégias em saúde direcionadas aos indivíduos usuários de tabaco.

Biografia do Autor

Daniele Arendartchuk, Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
Enfermeira pela Associação Educacional  Luterana Bom Jesus/IELUSC
Arlene Laurenti Monterrosa Ayala, Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
Professora do Curso de Enfermagem da Associação Educacional  Luterana Bom Jesus/IELUSC, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2020-01-24
Seção
Artigos Originais