Educação em saúde para idosos de um grupo de terceira idade em Governador Valadares: enfoque no uso racional de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16523Palavras-chave:
Uso Racional de Medicamentos, Idoso, Educação em SaúdeResumo
Os idosos frequentemente apresentam doenças que requerem a utilização de vários medicamentos. Assim, estes indivíduos têm maior probabilidade de apresentar problemas relacionados ao seu uso, incluindo reações adversas, automedicação e uso incorreto. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades de educação em saúde, com enfoque no uso racional de medicamentos, desenvolvidas com um grupo de apoio à terceira idade conduzido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Governador Valadares. As intervenções foram feitas através de ações individuais e coletivas conduzidas por professores e estudantes do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI) da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares. Individualmente, os idosos responderam a um questionário estruturado para caracterização do perfil socioeconômico, demográfico, de saúde e uso de medicamentos que contribuiu para direcionar o planejamento das ações coletivas. As atividades coletivas foram realizadas através de jogos de tabuleiro, feiras, oficinas e rodas de conversa que abordaram temas incluindo automedicação; armazenamento e descarte de medicamentos; adesão ao tratamento medicamentoso. A experiência relatada promoveu impacto positivo no conhecimento dos idosos sobre o uso racional de medicamentos que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dessa crescente parcela da população. Além disso, as atividades possibilitaram uma importante troca de saberes que colabora na formação dos estudantes e os tornam mais conscientes às questões relacionadas ao envelhecimento e a saúde dos idosos.