Vulnerabilidade de mulheres às infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo uterino em uma unidade prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16424

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Vulnerabilidade em saúde, Doenças sexualmente transmissíveis, Neoplasia do colo do útero, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Compreender estado de vulnerabilidade de mulheres em condição de reclusão de uma instituição prisional acerca das infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo de útero. Método: Pesquisa qualitativa exploratória e descritiva alicerçada no referencial conceitual de vulnerabilidade individual, social e programática realizada com 28 mulheres em reclusão. Dados coletados de forma cursiva por questionário e tratados por análise de conteúdo temática. Resultado: Emergiram duas categorias. 1. Percepções e compreensão das reclusas sobre infecções sexualmente transmissíveis e medidas adotadas para preveni-las; 2. Práticas educativas e concepções sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo de útero. Conclusão: Há fragilidade no sistema prisional em relação à efetividade de ações educativas, preventivas e assistenciais em relação à saúde reprodutiva e sexual das mulheres em reclusão. A equipe multiprofissional juntamente com o enfermeiro necessita efetivar ações preventivas e educativas nas prisões para evitar o adoecimento dessa população vulnerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis Tavares de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeiro, mestre em Enfermagem (UFJF), doutorando em Saúde Pública (Fiocruz).

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeira, doutora em Enfermagem (UFRJ), Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cristina Arreguy Senna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeira, doutora em Enfermagem (USP), pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais