Práticas Tradicionais de Saúde em Comunidades Rurais: desafio para a Atenção Primária em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16363

Palavras-chave:

Medicina Tradicional, Características culturais, Atenção Primária

Resumo

Este estudo tem como objeto o conhecimento dos profissionais das Equipes de Estratégia Saúde da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde a respeito das práticas tradicionais de saúde utilizadas pelas comunidades assistidas. Estudo de natureza descritiva, desenvolvido com uma abordagem quantitativa, realizado no perímetro rural do município de Benevides. Foram inseridas na pesquisa 83 profissionais, sendo 72 da Estratégia Saúde da Família e 11 do Programa Agentes Comunitários de Saúde.  Foi utilizado para coleta de dados um instrumento correspondente a uma escala de Likert adaptado para esta pesquisa. Muitos desafios se apresentam aos profissionais da Atenção Primária em Saúde para alcançar qualidade nos atendimentos, principalmente respeitando os aspectos culturais de cada comunidade. Faz-se necessária parceria de todos os setores envolvidos no processo saúde-doença, um desafio não somente para a equipe de saúde local, mas para os gestores e formuladores das políticas públicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vilhena Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Enfermeiro, Universidade do Estado do Pará, Grupo de Estudos de Agravos em Populações Tradicionais da Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil

Laura Maria Vidal Nogueira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, Grupo de Estudos de Agravos em Populações Tradicionais da Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Ivaneide Leal Ataide Rodrigues, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

 Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora adjunto da Universidade do Estado do Pará, Grupo de Estudos de Agravos em Populações Tradicionais da Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Barbara Lopes Paiva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.  

Samantha Pereira Caldas, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)