Estratégia de vacinação da BCG: unidade de saúde versus maternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.16327

Palavras-chave:

Vacina BCG, Estratégia, Avaliação, Tuberculose

Resumo

Objetivo: comparar a estratégia atual de vacinação BCG em Unidade de Saúde com a alternativa de aplicação em maternidades/hospitais no município de Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com base em dados de espelhos dos registros físicos das carteiras de vacinação e dados secundários de sistemas de informação de saúde, relativos ao período 2010 a 2014. Resultados: apenas 3,7% dos nascidos vivos foram vacinados nas primeiras 12 horas de vida, enquanto 50,1% o foram na primeira semana e 22,9% após os 15 dias de vida, aumentando o risco de exposição à tuberculose. Somente 22% das doses distribuídas às unidades de saúde foram aplicadas indicando elevado desperdício de doses e recursos financeiros. Conclusão: a estratégia de aplicação da BCG em Unidade de Saúde não corresponde à melhor alternativa de vacinação para o município sugerindo-se, portanto, a aplicação ainda na maternidade/hospital de nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheila Mai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira, mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Atenção Básica pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul-ESP-RS.

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Médico. Doutor em Epidemiologia, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Anelise Breier, Escola de Saúde Pública (ESP/RS)

Enfermeira, doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  Coordenadora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase Vigilância em Saúde da Escola Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS).

Vania Dezoti Micheletti, Escola de Saúde Pública (ESP/RS)

Enfermeira, doutora em Ciências Pneumológicas, tutora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS).

Patrícia Couto Wiederkehr, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

 Enfermeira especialista em Pneumologia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do núcleo de imunizações da Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Fábio Herrmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Acadêmico de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais