ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM TRÊS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Danielle Rufino Barbosa da Silva Ribeiro
  • Louisiana Regadas de Macedo Quinino Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ FIOCRUZ, Departamento de Saúde Coletiva, Recife-PE, Brasil.
  • Isabella Martins Barbosa da Silva Paes Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Departamento de Vigilância em Saúde (SEVS), Recife-PE, Brasil.
  • Luciana Santos Dubeux Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde – GEAS, Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16080

Palavras-chave:

Atenção Básica, Saúde da Família, Avaliação em Saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em três municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, determinando o grau de implantação do NASF nesses municípios a partir das dimensões estrutura e processo e analisando a influência do contexto político e estrutural na variação do grau de implantação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação 1-b, desenvolvida no período de março a agosto de 2015 com os profissionais do NASF, coordenadores da AB e secretários de saúde. Os NASF dos municípios A, B e C obtiveram um grau de implantação de 72% (parcialmente implantado), 81% (implantado) e 68% (parcialmente implantado), respectivamente. Na análise do contexto houve uma coerência nos resultados, pois o único município onde o NASF foi considerado implantado foi o mesmo que apresentou um contexto mais favorável. Da mesma forma que o município com o grau de implantação mais baixo foi o que obteve um contexto mais desfavorável. Observou-se que uma gestão que proporciona condições adequadas para realização das atividades pelos profissionais, sejam elas relacionadas à estrutura ou ao processo, influencia positivamente à implantação da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Rufino Barbosa da Silva Ribeiro

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, Recife-PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais