ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM TRÊS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Danielle Rufino Barbosa da Silva Ribeiro
  • Louisiana Regadas de Macedo Quinino Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ FIOCRUZ, Departamento de Saúde Coletiva, Recife-PE, Brasil.
  • Isabella Martins Barbosa da Silva Paes Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Departamento de Vigilância em Saúde (SEVS), Recife-PE, Brasil.
  • Luciana Santos Dubeux Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde – GEAS, Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16080

Palavras-chave:

Atenção Básica, Saúde da Família, Avaliação em Saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em três municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, determinando o grau de implantação do NASF nesses municípios a partir das dimensões estrutura e processo e analisando a influência do contexto político e estrutural na variação do grau de implantação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação 1-b, desenvolvida no período de março a agosto de 2015 com os profissionais do NASF, coordenadores da AB e secretários de saúde. Os NASF dos municípios A, B e C obtiveram um grau de implantação de 72% (parcialmente implantado), 81% (implantado) e 68% (parcialmente implantado), respectivamente. Na análise do contexto houve uma coerência nos resultados, pois o único município onde o NASF foi considerado implantado foi o mesmo que apresentou um contexto mais favorável. Da mesma forma que o município com o grau de implantação mais baixo foi o que obteve um contexto mais desfavorável. Observou-se que uma gestão que proporciona condições adequadas para realização das atividades pelos profissionais, sejam elas relacionadas à estrutura ou ao processo, influencia positivamente à implantação da intervenção.

Biografia do Autor

Danielle Rufino Barbosa da Silva Ribeiro

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, Recife-PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais