PROGRAMA MAIS MÉDICOS: QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Ileana Nicolasa Ferrer Valdes Ministério da Saúde.
  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal de Porto Alegre
  • Ernande Valentin do Prado. Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16000

Palavras-chave:

Estratégia de Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher, Cuidado pré-natal, Período Pós-Parto.

Resumo

Objetivo: Pretende-se nesse artigo relatar a experiência do desenvolvimento de uma intervenção em uma Estratégia de Saúde da Família na cidade de Boa Vista em Roraima cujo objetivo foi melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na área de abrangência da equipe. Métodos: A intervenção fez parte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família de uma médica cubana vinculado ao Programa Mais Médicos. A intervenção foi desenvolvida no período de março a junho de 2015 e contou com a participação de todos os profissionais da equipe. Foram realizadas ações de organização e gestão do serviço, qualificação da prática clínica, monitoramento e avaliação e engajamento público. Resultados: Com a intervenção foi possível melhorar a organização do serviço para a atenção as gestantes e puérperas. Observou-se uma melhoria gradativa da cobertura da atenção, o acesso ao serviço, a qualidade dos atendimentos clínicos e adesão às ações ofertadas. Houve um fortalecimento das ações de promoção a saúde com orientações, palestras e desenvolvimento de uma parceria com a equipe de saúde bucal. Conclusão: Os profissionais ficaram mais capacitados para atender as gestantes e puérperas com conhecimentos atualizados e sensibilização sobre a atuação no trabalho da atenção primária.  

Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Mulher, Cuidado pré-natal; Período Pós-Parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ileana Nicolasa Ferrer Valdes, Ministério da Saúde.

Médica vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil/ Ministério da Saúde. Especialista em Estratégia de Saúde da Família. 

Ernande Valentin do Prado., Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro/Sanitária e Educador Popular. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde e do Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Edição

Seção

Artigos Originais