A VIVÊNCIA DE UM FISIOTERAPEUTA EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Juvêncio César Lima de Assis Fisioterapeuta. Residência com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Residência Integrada em Saúde. Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza/CE
  • Gisele Maria Melo Soares Arruda Fisioterapeuta. Mestrado em Saúde Pública. Docente do Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá/CE.
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra Fisioterapeuta. Mestrado em Saúde Coletiva. Preceptora de categoria do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza/CE.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Fisioterapeuta. Mestrado em Farmacologia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15994

Palavras-chave:

Fisioterapia, Residência Multiprofissional, Saúde da Família.

Resumo

Descrever a experiência vivenciada por um fisioterapeuta em uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com caráter descritivo na modalidade de relato de experiência. Tal vivência ocorreu em quatro unidades básicas de saúde, por meio de ações individuais e coletivas, de caráter preventivo, curativo e ações educacionais, centradas nas necessidades da população local, num período de dois anos, no que se refere aos cuidados da atenção primária. O fisioterapeuta vem afirmando-se como um importante profissional na estratégia saúde da família, com um olhar multiprofissional e integral mesmo diante de demandas que não são de sua área específica, tendo como meta um permanente, reflexivo, critico e ampliado olhar diante a saúde pública, o que torna experiências como essa de extrema importância para a transformação do modelo de atenção e das práticas de cuidado a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)