A saúde do homem e atenção primária à saúde: revisão integrativa

Autores

  • Luís Paulo Souza e Souza Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Pollyana Mota Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Sélen Jaqueline Souza Ruas Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)
  • Adélia Dayane Guimarães Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carla Silvana de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.15956

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: caracterizar a produção científica acerca da saúde do homem no âmbito da atenção primária à saúde, levantando as evidências disponíveis na literatura sobre os motivos que levam à não adesão masculina aos serviços de saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca bibliográfica ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados Scientific Eletronic Library Online- SCIELO e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), levando-se em consideração os artigos publicados entre os anos de 2001 e 2013; publicados em português e disponíveis na integra. Dos 21 artigos encontrados, selecionaram-se 18 para a realização do estudo. Resultados: após análise dos estudos selecionados, chegou-se a três temas que sintetizaram a produção estudada: imaginário masculino; principais barreiras encontradas na busca pelo serviço; e a atuação do profissional na atenção à saúde do homem. Conclusão: foi possível inferir que a produção científica acerca do tema abordado ainda é muito restrita, reforçando a necessidade de aprofundamento no assunto numa perspectiva relacional de gênero e saúde, uma vez que a baixa adesão dos homens aos serviços de atenção básica está fortemente ligada a questões referentes ao imaginário masculino e à manutenção de ideal de invulnerabilidade, que constitui importante fator de risco à saúde do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dom Bosco, São João del-Rei - MG, Brasil.

Pollyana Mota Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Januária - MG, Brasil.

Sélen Jaqueline Souza Ruas, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna, Montes Claros - MG, Brasil.

Adélia Dayane Guimarães Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros - MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão