Índices antropométricos e fatores associados entre crianças de uma Unidade de Saúde em município de grande porte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.15925

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Estudos Transversais, Estado Nutricional, Saúde da Família

Resumo

Trata-se de um estudo transversal com o objetivo de avaliar a associação de variáveis socioeconômicas, do perfil de saúde, da (in) segurança alimentar e nutricional e o risco familiar com os indicadores antropométricos de crianças adstritas à uma Unidade de Saúde da Família em Colombo-PR. Foram entrevistadas crianças menores de dois anos e investigou-se características da criança, do responsável, do domicílio e da família, além de avaliação nutricional. Associações foram investigadas por meio do teste T de Student ou Anova com teste de Bonferroni a posteriori. Participaram do estudo 105 crianças, com idade mínima de 21dias e máxima de 1 ano, 11 meses e 6 dias, predominantemente do sexo feminino (58,1%, n=61). As prevalências de déficit de estatura e peso foram de 6,7% e 2,9%, respectivamente e a de excesso de peso, 10,5%. Maiores médias do índice peso/idade foram observadas para as crianças: com mães com menor escolaridade, maiores de seis meses, que não usavam chupeta e com caso de diarreia nos 15 dias que antecederam a entrevista. Para estatura/idade: ausência de mamada na primeira hora de vida, ocorrência de diarreia e aleitamento materno exclusivo. Nenhuma variável apresentou associação significativa com o índice peso/estatura. Os resultados apontam para a necessidade da busca em explicações multidisciplinares sobre a situação nutricional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Hesketh Rabuske Hoffmann, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado em Alimentação e Nutrição (UFPR). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFPR). Nutricionista (Universidade Federal do Paraná). Nutricionista no Serviço Social do Comércio, Paraná (SESC), Brasil.

Renata Cordeiro Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado em Alimentação e Nutrição (UFPR). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFPR). Nutricionista (UFPR). Especialista em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde (UFPR). Nutricionista, Universidade Federal do Paraná, Pontal do Paraná, Paraná, Brasil.

Doroteia Aparecida Höfelmann, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorado em Saúde Coletiva (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestrado em Saúde Pública (Universidade Federal de Santa Catarina). Nutricionista (Univali). Docente Universidade Federal do Paraná, Departamento de Nutrição. Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais