CONCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR

  • Marcelly Santos Cossi Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Atenção Primária a Saúde, Saúde do trabalhador, Enfermagem.

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar as concepções de enfermeiros da Atenção Básica sobre a saúde do trabalhador. Estudo do tipo analítico e de abordagem qualitativa realizado com 25 enfermeiros, por meio de questionário semiestruturado. Observou-se que o conceito de Saúde do Trabalhador foi dado em linhas gerais, comprovando que há deficiência no campo conceitual a este respeito. Entretanto, foi citada a importância de condições que contribuem para o desenvolvimento satisfatório do trabalho para evitar o adoecimento do trabalhador, evidenciando concepções que corroboram a mudança do modelo de atenção à saúde, com um olhar voltado para a promoção da saúde e prevenção do adoecimento do trabalhador. O conceito de Saúde do Trabalhador referido pelos sujeitos, apesar de simplificado no tocante às especificidades dessa parcela da população, revelou-se com uma dimensão ampla, abordando o trabalhador no seu âmbito físico, psíquico e social, sugerindo uma boa apreensão de acordo com o conceito ampliado de saúde.

Biografia do Autor

Marcelly Santos Cossi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade  Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Enfermeiro, Mestre em Enfermagem, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Publicado
2017-07-31
Seção
Artigos Originais