AVALIAÇÃO DO PERFIL DE ESTILO DE VIDA DE USUÁRIOS QUE PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR COMPARADO A USUÁRIOS SEDENTÁRIOS INSERIDOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

  • Daniela Santos de Lourenço Pereira Universidade de São Paulo- USP/RP
  • Anamaria Siriani de Oliveira Universidade de São Paulo- USP/RP
  • Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira Universidade de São Paulo- USP/RP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15877

Palavras-chave:

estilo de vida, qualidade de vida, atenção primária à saúde, estratégia da saúde da família.

Resumo

Objetivo: identificar, caracterizar e comparar o perfil de estilo de vida em indivíduos que praticam exercício físico regular e indivíduos sedentários, adscritos na área de abrangência de um Núcleo de Saúde da Família (NSF) da região sudeste. Método: Estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal, com população alvo de 40 indivíduos de 43 a 81 anos de idade. Foi aplicado questionário sociodemográfico, questionário Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI) e Pentáculo do Bem-estar (PBE). Análise de dados: Utilizamos frequências absolutas e relativas, medidas de posição (média, mediana, mínima e máxima) e dispersão (desvio-padrão). O Teste t de Student não pareado e bicaudal foi usado para comparações de variáveis. O nível de significância estatística foi estabelecido em 95%. Resultado: Foi identificado no presente estudo que há diferença relevante entre o perfil de estilo de vida de indivíduos que realizam exercício físico regular comparado a aqueles que não o realizam e que os componentes que mais contribuem para essa diferença são a atividade física (d=2,5) e o relacionamento social (d= 1,5). Conclusão: Observamos que há uma tendência de indivíduos que praticam exercícios físicos, serem mais sociáveis e valorizarem os benefícios do relacionamento em sua vida pessoal, possuindo um padrão de estilo de vida mais positivo. Ações sociais que estimulem atividades físicas e seus efeitos são de extrema importância para a saúde da população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Santos de Lourenço Pereira, Universidade de São Paulo- USP/RP

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atualmente mestranda do Programa de Saúde da Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão preto. Realizado Residência Multiprofissional no Programa de Atenção Integral à saúde - HCFMRP.

Anamaria Siriani de Oliveira, Universidade de São Paulo- USP/RP

A docente possui graduação (1996) e mestrado (2000) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado (2002) em Biologia Patologia Buco-Dental, na área de Eletromiografia de Superfície, pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou seu estágio de pós-doutoramento e atuou como professora visitante no Department of Rehabilitation Medicine da University of Washington, Seattle, USA. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Eletromiografia Cinesiológica - SOBEC, Secretária da Associação Brasileira de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia - ABRAPG-FT (2012-2014), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Doenças Crônico-Degenerativas, Editora da Área de Fisioterapia Músculo-Esquelética da Brazilian Journal of Physical Therapy e Avaliadora do McMaster Online Rating of Evidence System. Atualmente é Professora Associada-2 da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É responsável pelas disciplinas de graduação Cinesiologia e Biomecânica e Dor - Medidas Conservadora Não-Farmacológicas (optativa). Possui interesse clínico nos níveis primário e secundário do cuidado à saúde, participando como supervisora do Estágio Profissionalizante de Fisioterapia em Saúde da Comunidade. É ainda tutora do Programa de Residência Multiprofissional: Atenção Integral em Saúde da FMRP-USP. Atua como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional. Tem experiência em estudos que envolvem biomecânica do complexo articular do ombro, avaliação de dor e disfunções músculo-esquéletica dolorosas crônicas. É lider do grupo de pesquisa Fisioterapia em Disfunções Músculo-Esqueléticas que tem por objetivos desenvolver parâmetros de avaliação e descrever o resultado de intervenções fisioterapêuticas nas alterações cinesiofuncionais das disfunções temporomandibulares e da dor anterior do ombro. 

Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira, Universidade de São Paulo- USP/RP

Mestre e Especialista em Saúde Coletiva pela FMRP-USP. Graduado em Farmácia.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais