Implantação da estratégia de fortificação da alimentação infantil em um município do Sudeste do Brasil: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.15870

Palavras-chave:

Alimentação infantil, Micronutrientes, Anemia Ferropriva,

Resumo

As crianças encontram-se mais vulneráveis quanto à deficiência de micronutrientes, sendo um público prioritário para a destinação de políticas de prevenção de carências nutricionais. Assim, este relato de experiência descreve a implantação da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em pó (NutriSUS), que visa principalmente combater a anemia ferropriva, dentre outras deficiências nutricionais, enfatizando o cotidiano nas creches participantes da estratégia no decorrer da implantação, bem como, o objetivo do relato. Participaram das descrições sete creches pertencentes ao Programa Saúde na Escola (PSE), que foram contempladas com o NutriSUS. O período de duração da implantação foi de, aproximadamente, um ano. Ressalta-se a importância desse relato no que tange ao fornecimento de subsídio para a promoção dessa estratégia e, também, da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, contribuindo para o fortalecimento de ações de desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira Prates, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)

Bacharel em Nutrição pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI (2016). Mestrado em Ciências Fisiológicas - PMPGCF - pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM .

Mariana Mendes Pereira, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)

Mestranda em Cuidados Primários em Saúde - Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI. Pós-graduada em Nutrição Clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional – Estácio de Sá. Graduada no curso de Inglês pela American English School - AES. Nutricionista da Alimentação Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros. Participação no processo de implantação e execução da Estratégia de Fortificação com Micronutrientes em Pó em Montes Claros - NUTRISUS.

Lucinéia de Pinho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013). Mestra em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Nutrição Humana e Saúde (2009) e Nutrição Clínica (2010). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2006). É docente do Ensino Superior nas Faculdades de Saúde Ibituruna e Universidade Estadual de Montes Claros. 

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)