Oferta de assistência nutricional a crianças menores de cinco anos na Estratégia de Saúde da Família

Autores

  • Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil
  • Bianca Santana Silva Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil
  • Horasa Gonçalves Leal de Oliveira Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil
  • Priscila Monteiro Tavares de Lavôr Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9674-2137
  • Isabella Chagas Samico Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8338-7946

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.15868

Palavras-chave:

Deficiências Nutricionais, Avaliação de Serviços de Saúde, Enfermagem, Avaliação nutricional, Estratégia Saúde da Família

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a oferta da assistência nutricional às crianças menores de cinco anos assistidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. MÉTODO: Estudo transversal, avaliativo, ancorado no modelo sistêmico de Donabedian, sendo avaliadas as dimensões estrutura e processo. Perfizeram a amostra 41 enfermeiros das equipes da Estratégia de Saúde da Família de um município do interior de Pernambuco. RESULTADOS: Em relação a estrutura, o item recursos humanos foi o único classificado como regular e os demais aspectos foram pontuados como bons.  Quanto ao componente processo, os itens avaliados apresentaram conformidade, sendo classificados entre bom e excelente. CONCLUSÃO: Evidenciou-se a necessidade da formação continuada dos enfermeiros das equipes de saúde da família para o desenvolvimento das ações de alimentação e nutrição.

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Biografia do Autor

Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil

Doutora em Saúde Materno-infantil. Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, Brasil. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES, Caruaru, PE, Brasil. 

Bianca Santana Silva, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil

Bacharel em Enfermagem. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Horasa Gonçalves Leal de Oliveira, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil

Bacharel em Enfermagem. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Priscila Monteiro Tavares de Lavôr, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil

Bacharel em Enfermagem. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico. Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Isabella Chagas Samico, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife, PE, Brasil

Doutora. Docente da Pós-graduação em Saúde Materno Infantil. Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife, PE, Brasil. Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS/IMIP). Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife, PE, Brasil. 

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

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