O processo ensino-aprendizagem nos cuidados primários de saúde: a vivência do graduando em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.15826Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Pesquisa Qualitativa.Resumo
Este estudo objetivou compreender o significado da vivência do processo ensino-aprendizagem nos cuidados primários de saúde na percepção do graduando em enfermagem. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e fenomenológica. Realizou-se a análise das nove entrevistas por meio da descrição, redução e compreensão, o que permitiu a compreensão do fenômeno. Emergiram as categorias "desvelando a vivência do graduando em enfermagem nos cuidados primários de saúde", "fatores potencializadores vivenciados pelo graduando nos cuidados primários de saúde", "fatores dificultadores do processo de ensino-aprendizagem vivenciado nos cuidados primários de saúde". Revelou-se uma efetiva, mas gradativa, interlocução entre ensino-serviço-comunidade no contexto dos cuidados primários de saúde, em diversos contextos do cuidar em saúde da família. A vivência na prática da Atenção Primária à Saúde é positiva, contribui para uma formação sintonizada ao fortalecimento dos atributos da Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família, contribuindo com a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, persistem dificuldades a serem superadas, o que requer sinergismo entre todos os envolvidos no processo de formação do enfermeiro.