IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS EDUCACIONAIS EM UMA CLÍNICA DE ANTICOAGULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15822Palavras-chave:
Educação em saúde, anticoagulantes, pesquisa qualitativaResumo
Ao entender que práticas educacionais podem contribuir para melhores resultados nos processos de cuidado em saúde, o presente artigo possui o objetivo de descrever a experiência da implementação de oficinas como estratégia educacional em uma clínica de anticoagulação de um hospital geral. A execução das oficinas consistiu na dinâmica em grupo e utilização de recursos visuais. Essa prática foi subdividida nas temáticas “conhecendo o problema de saúde”, “uso correto da varfarina”, “alimentação e anticoagulação” e “conhecendo o corpo”. A descrição da experiência ocorreu por meio da análise observacional, gravação dos encontros e análise das falas por meio da técnica de análise de conteúdo. Participaram das oficinas 19 pacientes em uso de varfarina e sete acompanhantes. Identificou-se duas categorias, sendo a “Sistematização do fazer”, onde identificou-se que o processo de cuidado ocorre de forma médico centrada, sem a valorização do paciente como sujeito em ato, e “Redescobrindo-se no tratamento”, onde os participantes foram capazes de redimensionarem o processo de cuidado e construírem um novo olhar sobre o sua participação nesse processo.As oficinas propiciaram para os participantes, uma troca de experiências e dúvidas, podendo contribuir para uma maior compreensão do problema de saúde e tratamento., além de propiciar aos profissionais melhor compreensão sobre a experiência dos pacientes em relação ao tratamento.