IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS EDUCACIONAIS EM UMA CLÍNICA DE ANTICOAGULAÇÃO

Autores

  • Josiane Moreira Costa Hospital Risoleta Tolentino Neves
  • João Antônio Queiroz Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Aparecida Costa Hospital Risoleta Tolentino Neves
  • Maria Auxiliadora Parreiras Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15822

Palavras-chave:

Educação em saúde, anticoagulantes, pesquisa qualitativa

Resumo

Ao entender que práticas educacionais podem contribuir para melhores resultados nos processos de cuidado em saúde, o presente artigo possui o objetivo de descrever a experiência da implementação de oficinas como estratégia educacional em uma clínica de anticoagulação de um hospital geral.  A execução das oficinas consistiu na dinâmica em grupo e utilização de recursos visuais. Essa prática foi subdividida nas temáticas “conhecendo o problema de saúde”, “uso correto da varfarina”, “alimentação e anticoagulação” e “conhecendo o corpo”. A descrição da experiência ocorreu por meio da análise observacional, gravação dos encontros e análise das falas por meio da técnica de análise de conteúdo. Participaram das oficinas 19 pacientes em uso de varfarina e sete acompanhantes. Identificou-se duas categorias, sendo a “Sistematização do fazer”, onde identificou-se que o processo de cuidado ocorre de forma médico centrada, sem a  valorização do paciente como sujeito em ato, e “Redescobrindo-se no tratamento”, onde os participantes foram capazes de redimensionarem o processo de cuidado e construírem um novo olhar sobre o sua participação nesse processo.As oficinas propiciaram para os participantes,  uma troca de experiências e dúvidas, podendo contribuir para uma maior compreensão do problema de saúde e tratamento., além de propiciar aos profissionais melhor compreensão sobre a experiência dos pacientes em relação ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)