O E-SUS ATENÇÃO BÁSICA E A COLETA DE DADOS SIMPLIFICADA: RELATOS DA IMPLEMENTAÇÃO EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Juliana Barbosa Medeiros UFPB
  • Ericka Silva Holmes UFPB
  • Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque UFPB
  • Sérgio Ribeiro dos Santos UFPB
  • Rozileide Martins Simões Candeia Universidade Federal da Paraíba
  • Tâmela Costa Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Membro do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15784

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Informação, Gestão em Saúde

Resumo

Esse estudo trouxe como objetivo relatar os problemas e as facilidades vivenciadas pelos profissionais da estratégia saúde da família na implementação do e-SUS Atenção Básica. Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização das fichas de Coleta de Dados Simplificada, descrito sob a perspectiva de enfermeiras. Observou-se como problemas: insegurança com a utilização das novas fichas, falta de orientação para o preenchimento adequado, dificuldades em atender os usuários por meio do cartão do SUS; facilidades: redução da quantidade de dados a serem coletados, integração das informações, etc. Com isso, considera-se que o novo sistema trouxe importantes mudanças para o processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família, principalmente no que se refere a diminuição da sobrecarga de trabalho burocrático para o enfermeiro, porém, esse novo processo de coleta de dados ainda precisa ser melhor ajustado à realidade local, e para isso se faz necessário que os profissionais sejam escutados pela gestão, expondo suas opiniões e ideias, para que assim se consiga chegar no ideal, trabalhando em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barbosa Medeiros, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Saúde Pública pela UEPB. Membro do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

Ericka Silva Holmes, UFPB

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde - PPGMDS/UFPB. Membro do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, UFPB

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf/UFPB. Membro do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

Sérgio Ribeiro dos Santos, UFPB

Enfermeiro. Professor Titular Doutor do Departamento de Enfermagem Clínica da UFPB. Líder e pesquisador do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

Rozileide Martins Simões Candeia, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Docente do Centro Universitário de João Pessoa. Membro do Geupo de Estudos e Pesquisa GEPAIE.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência