EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA: UM RELATO SOBRE OS PROMOTORES DE SALUD AUTÓNOMOS ZAPATISTAS EM CHIAPAS/MÉXICO

Autores

  • Ana Paula Massadar Morel Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socia (PPGAS), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Palavras-chave:

promotores de saúde, movimento zapatista, educação popular em saúde, autonomia

Resumo

O presente relato de experiência aborda as práticas dos promorotes de salud autónomos zapatistas em uma comunidade indígena tojolabal localizada no estado de Chiapas, no México. O relato foi desenvolvido a partir de trabalho de campo na região, onde foi possível acompanhar o início da formação dos promotores, como também entrevistar algum deles. Essa experiência nos possibilita refletir sobre a organização comunitária na sua relação com os princípios da Educação Popular em Saúde em uma situação específica onde os promotores de saúde estão vinculados nem às políticas públicas nem ao setor privado, mas à própria organização do movimento popular. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Massadar Morel, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socia (PPGAS), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos anos de 2013 e 2014, trabalhei como preceptora do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde (CTACS), oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), como mediadora do Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate à Endemias (ACE) e na confecção de material didático para Agente de Indígena de Saúde (AIS). 

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Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência