FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE DIÁLOGOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Autores

  • Andreia Marinho Barbosa Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB)
  • Jucelândia Nicolau Faustino Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Erika Karla Gomes Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • José da Paz Oliveira Alvarenga Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

participação comunitária, gestão em saúde, democracia

Resumo

O Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPOPS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constitui-se como uma rede de extensão universitária que visa promover articulação e integração entre os programas e projetos de extensão da UFPB que são orientados pela Educação Popular em Saúde. Suas ações são divididas em quatro eixos distintos: Fórum Permanente de Educação Popular em Saúde na Paraíba – FORPEPS; Formação; Vivências; e Sistematização. O objetivo deste artigo é sistematizar a experiência do Fórum sob a perspectiva dos extensionistas do Programa de Educação Popular e Saúde do Trabalhador – PEPST, um dos programas de extensão constituintes do NEPOPS. O Fórum é realizado bimestralmente, com a contribuição de parceiros universitários, sindicatos, órgãos públicos, trabalhadores do setor formal e informal, assim como, integrantes de movimentos sociais e líderes comunitários. É um espaço aberto para a construção coletiva. Os temas abordados são propostos pelos participantes e são indicados por meio do diálogo, da troca de experiências e da horizontalidade dos saberes. Aponta para a formação da consciência crítica e do empoderamento dos sujeitos como protagonistas na participação da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas potencialidades caracterizam o fortalecimento da educação popular em saúde no estado da Paraíba através da articulação de uma rede coletiva de atores sociais, que apesar dos desafios, reconhecem com clareza a possibilidade de realizar-se uma gestão participativa para o SUS tendo na educação popular uma aliada no fortalecimento da promoção social.

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Biografia do Autor

Andreia Marinho Barbosa, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB)

Nutricionista Residente no Programa de Pós-Graduação, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Jucelândia Nicolau Faustino Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal da Paraíba

Erika Karla Gomes Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba

Jeane Constantino Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPgNeC), Departamento de Psicologia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, Universidade Federal da Paraíba

Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba

José da Paz Oliveira Alvarenga, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos de Atualização

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