MONITORAMENTO DA AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA NO CONTEXTO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Raquel Hunger Universidade de Taubaté
  • Dayana Nunes da Costa Universidade de Taubate
  • Aline Liz de Faria Universidade de Taubaté
  • Alexandra Magna Rodrigues Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15691

Palavras-chave:

Vigilância nutricional, desenvolvimento humano, Atenção Primária à saúde.

Resumo

O objetivo foi verificar a ocorrência da aferição de medidas antropométricas em usuários de Unidades Básicas de Saúde, o desempenho de profissionais de saúde na prática das técnicas de aferição e a transferência destes dados para o SISVAN web. Estudo descritivo no qual e a coleta de dados foi realizada a partir de questionário aplicado pela Rede SANS entre os gestores, membros da equipe de saúde das Unidades e responsáveis pela transferência de dados para o SISVAN. Foram avaliadas oito Unidades Básicas de Saúde e a população total do estudo foi constituída por 79 indivíduos. Observou-se que todos os membros das equipes de saúde realizavam a antropometria em todas as faixas etárias. Quanto às técnicas de medidas antropométricas realizadas em crianças e adultos, verificou-se que a maioria das medidas foram aferidas corretamente. No entanto, observou-se dificuldades quanto a aferição do comprimento em crianças e procedimentos que deveriam ser realizados antes da aferição do peso em adultos e crianças. 52,9% dos membros da equipe afirmaram não realizar o cadastro de informações ou preenchimento de planilhas para o SISVAN web e, de acordo com os responsáveis pela transferência de dados para o sistema informatizado, eram registrados apenas dados antropométricos de crianças entre0 a10 anos. Portanto, são necessárias por parte dos gestores ações de sensibilização e capacitação de profissionais que trabalham na atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Hunger, Universidade de Taubaté

Aluna do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté e bolsista do CNPQ.

Dayana Nunes da Costa, Universidade de Taubate

Aluna do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté 

Aline Liz de Faria, Universidade de Taubaté

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Alexandra Magna Rodrigues, Universidade de Taubaté

Professora do Departamento de Enfermagem e Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos Originais