GESTAÇÃO E SAÚDE BUCAL: SIGNIFICADO DO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL POR GESTANTES NÃO ADERENTES AO TRATAMENTO

Autores

  • João Luiz Gurgel Calvet da Silveira FURB universidade Regional de Blumenau
  • Marga Weissheimer Abraham Cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau-SC
  • Clarissa Hoppe Fernandes Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissional da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Palavras-chave:

Saúde bucal, Gestantes, Assistência odontológica

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de gestantes não aderentes ao tratamento odontológico a respeito do mesmo, especialmente no que se refere a sua concepção de saúde bucal e conhecimento da relação entre saúde bucal e gestação. Método: pesquisa qualitativa com técnica de entrevista semiestruturada envolvendo oito gestantes de duas unidades de Estratégia de Saúde da Família que realizavam pré-natal com histórico de não adesão ao tratamento odontológico. Os dados provenientes das entrevistas foram gravados em áudio, transcritos e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias de análise. Resultados: A média de idade das gestantes foi de vinte e três anos com mínimo de dezenove e máximo de trinta e cinco anos. Foram identificadas as seguintes categorias de análise: a) Medo de dentista; b) Necessidade de assistência; b) Desinformação; c) Dificuldade de acesso e d) Falta de adesão ao tratamento odontológico. Conclusões: A baixa aderência ao cuidado odontológico entre as gestantes participantes deste estudo está associada ao medo de sentir dor ou receio do tratamento afetar seu bebê. As gestantes compreendem o tratamento odontológico limitado a procedimentos cirúrgico-restauradores. O dentista deve promover a saúde sem deixar de oferecer o cuidado técnicoassistencial apropriado para as gestantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, FURB universidade Regional de Blumenau

Doutor em odontologia social. Docente do departaemnto de odontologia e do Programa de Pósgraduação - Mestrado em Saúde Coletiva da FURB. Coordenador do Programa Pet-saúde da FURB. Especialista em Ativação de mudanças no ensino das profissões da área da saúde. FAIMER fellowship.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-21

Edição

Seção

Artigos Originais