ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: RESULTADOS DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Odontologia em Saúde Pública, Saúde Bucal.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a organização do processo de trabalho em saúde bucal das equipes que aderiram ao Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica, da rede municipal do Rio de Janeiro. Foram avaliadas as seguintes dimensões: organização da demanda (I); oferta de ações e procedimentos básicos (II); e organização e acesso aos procedimentos odontológicos de média complexidade (III). Trata-se de um estudo de natureza descritiva e analítica, de abordagem quantitativa, realizado a partir dos dados secundários do Módulo II do componente Avaliação Externa do Programa. Os dados foram analisados por Área de Planejamento e para o conjunto da cidade. Na organização da demanda a maioria das equipes relata realizar acolhimento e avaliação de risco e vulnerabilidade, mas nem todos comprovam. Alguns procedimentos clínicos básicos não são ofertados pelas equipes. A endodontia é a especialidade com maior tempo de espera e grande parte das equipes não tem acesso a laboratórios de próteses dentárias. Muitos respondentes desconhecem a rede de serviços complementares em saúde bucal. Criar uma agenda propositiva para discussões dessas questões parece ser um dos caminhos para a melhoria do acesso e da qualidade.