DIAGNÓSTICO DAS AÇÕES DE SAÚDE DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Thamires Máximo Neves Fisioterapeuta Residente Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brasil.
  • Anamaria Siriani de Oliveira Anamaria Siriani de Oliveira Profa. Dra. do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brasil.

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Educação Profissional em Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Profissionais da saúde

Resumo

Com o intuito de apoiar a Equipes de Saúde da Família na rede de serviços do SUS os Núcleos de Apoio foram criados. Diante deste modelo de atenção as prefeituras municipais passam a demandar novos profissionais de saúde com perfis diferenciados e as Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) vem de encontro a este novo cenário. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil das ações ofertadas à população e a equipe no nível básico de atenção pelos profissionais de uma Residência Multiprofissional em Saúde. É um estudo descritivo com dados coletados de planilhas de produção dos residentes de maio a dezembro de 2013, com participação de sete profissões totalizando 192 planilhas. Destas, 186 planilhas foram analisadas (96,87%). Das atividades desenvolvidas 27,32% foram de auxílio para a equipe de saúde da família, 33,98% para assistência através de atendimentos, 29,26% para ações coletivas e 9,44% para outras ações. Outras 62 atividades foram citadas e houve 31 grupos educativos com temas variados. Os perfis das ações foram diferentes de acordo com as profissões analisadas. Embora a RMS seja um programa novo e que ainda tenha que ser aprimorado, tal RMS contribui na formação profissional e na conscientização das equipes e da população para importância da atuação destes profissionais na atenção básica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anamaria Siriani de Oliveira, Anamaria Siriani de Oliveira Profa. Dra. do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brasil.

Anamaria Siriani de Oliveira 

Profa. Dra. do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos Originais