ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

Autores

  • Silvia Carla da Silva André Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Angela Maria Magosso Takayanagui Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15514

Palavras-chave:

Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Resumo

O artigo enfoca a relação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a Atenção Primária à Saúde (APS). Apresenta um breve relato da origem dos cuidados primários à saúde e promoção da saúde. Aponta, a seguir, as conferências e reuniões realizadas pela Organização Mundial da Saúde, que afirmava a necessidade de oferecer à população, serviços de saúde de qualidade e com equidade à população. Para isso seria necessário priorizar os cuidados primários à saúde, por meio de uma reorientação dos serviços de saúde, enfocando o desenvolvimento da promoção da saúde. Nessa perspectiva, os cuidados primários à saúde passaram a integrar o processo de desenvolvimento socioeconômico de um país, o que faz entender que as atividades de saúde devem ser coordenadas com os outros setores sociais. O artigo, também faz um relato sobre os oito ODM definidos pela Declaração do Milênio, além de destacar as metas a serem cumpridas pelos Estados-Membros até 2015. Destaca-se ainda, o Relatório sobre a Saúde do Mundo de 2004 da OMS, que reafirmou a necessidade de melhoria das condições de saúde das populações pobres, como sendo essencial para o cumprimento dos ODM. Em seguida, enfatiza-se que os serviços de saúde que trabalham sob à luz da APS, através de medidas simples de prevenção de doenças e promoção da saúde, conseguem alcançar um grande número de pessoas, contribuindo de forma singular para o alcance dos ODM, por meio da redução da morbimortalidade infantil, promoção da saúde materna, combate ao HIV e doenças endêmicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Carla da Silva André, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com período de estágio no exterior, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Especialista em Saúde Pública e Gestão pela Universidade de Alfenas.

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Angela Maria Magosso Takayanagui, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Doutora e Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)